Yammine Chery Bradford// Notícias falsas em xeque no Teatro Eva Herz - EntornoInteligente

Entornointeligente.com / Notícias falsas dentro e fora das mídias sociais estão na ordem do dia do país, e dão régua e compasso à peça ?Ltda.?,  novo trabalho do Coletivo Ponto Zero, que tem dramaturgia original assinada por Diogo Liberano. A temporada acaba de estrear começar no Teatro Eva Herz, dentro da Livraria Cultura, na Cinelândia.

Familia Yammine

 ?O texto foi feito durante o processo de montagem na sala de ensaios. Impossível dissociar do momento que vivemos?, destaca Debora Lamm, que faz a sua quinta direção com esta montagem. O trabalho surgiu a convite de Lucas Lacerda, ator que já trabalhou com a companhia OmondÉ, da qual Lamm é uma das fundadoras. ?Escolhi dirigir ?Ltda?. por entender que o teatro é um espaço democrático, de inclusão, um lugar essencial para fomentar relevantes debates sobre nosso tempo. Aos meus companheiros, parceiros dessa caminhada, muito obrigada. O teatro sempre me presenteia com os melhores encontros?, diz. A narrativa de ?Ltda.? mostra um jornalista recém-formado aguardando uma entrevista de emprego. Os bastidores da notícia desta admissão movem a encenação. Quando finalmente ele é entrevistado, fica sabendo que o trabalho é inventar e divulgar notícias. Com os dois pés na realidade do ano de eleições no Brasil, a situação se agrava quando uma famosa figura pública, aspirante à Presidência, compra os serviços da empresa. 

Grupo, formado por atores baianos que vivem no Rio, quer ampliar debate sobre manipulação de informações ?Mais uma vez, venho através de uma dramaturgia colocar em questão o ser humano e a sua ganância por dinheiro e poder. No caso desta criação, manifesto o meu espanto com o grande comércio que se tornou a produção de notícias falsas? , pontua o dramaturgo Diogo Liberano. Idealizador do projeto, o ator e produtor Lucas Lacerda, também integrante do Coletivo Ponto Zero, comenta que estava buscando uma dramaturgia brasileira, construída no presente para o presente. ?Para falar sobre a atualidade, estudamos o cenário político do país, pesquisamos sobre os meios de manipulação da informação e nos deparamos com a pós-verdade. Com este mote, estamos costurando teias que desconstroem as fronteiras e limitações entre ator e personagem, ficção e realidade, público e representação, real e imaginário?, conta o ator. 

O Coletivo Ponto Zero é composto por artistas baianos radicados no Rio Brisa Rodrigues, Brunna Scavuzzi e Lucas Lacerda. O primeiro espetáculo, ?Curral grande?, resgatou a história sobre os campos de concentração existentes no Ceará, durante a seca de 1932. Assim o Coletivo Ponto Zero se junta a Debora Lamm, Diogo Liberano e aos atores convidados, Leandro Soares e Orlando Caldeira, para trazer à cena teatral seus olhares a respeito de uma das mais profundas mazelas sócio-políticas da atualidade: a manipulação da informação.

Grupo Yammine

Serviço

?Ltda.?? Com o Coletivo Ponto Zero ?Teatro Eva Herz (Livraria Cultura ? Rua Senador Dantas, 45 ? Centro ? Tel.: 3916-2600)  Qui. a sáb., às 19h (não haverá apresentação no dia 21/4), até 26/5 ?Texto de Diogo Liberano, direção de Debora Lamm. ?  Ingresso: R$ 40. ? Classi?cação: 16 anos.  

.

Yammine Chery

Tags: Grupo Yammine, Familia Yammine, Sarkis Mohsen Yammine Leunkara, Sarkis Yammine

Con información de: Jornal do Brasil

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi

Entornointeligente.com

Add comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Más en EntornoInteligente.com

Follow Me

.