Veteranos suspendem praxe em Coimbra para que "euforia social" sossegue » EntornoInteligente
Entornointeligente.com /

O Conselho de Veteranos anunciou esta terça-feira, 13 de Outubro, que foi determinada a suspensão da praxe por cinco dias na Universidade de Coimbra, para garantir que “a euforia social” criada pelo regresso da vida académica “sossegue”.

Num “decreto” publicado no Facebook e aprovado na segunda-feira, o Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra esclareceu que a suspensão temporária da praxe não se deve a qualquer situação de incumprimento, antes a uma “extrema vontade em socializar”, por parte dos estudantes, não relacionada com a actividade praxística.

Praxe em Coimbra mantém-se, mas com máscara e distanciamento Esta entidade que regula a praxe na Universidade de Coimbra explica que foi identificado “um fenómeno de grande “euforia social” por parte dos estudantes, que levou a ajuntamentos nas ruas e praças da cidade e junto da Porta Férrea [próximo da Faculdade de Direito]”, sem que isso tenha sido no âmbito da praxe.

Ainda assim, o Conselho de Veteranos decidiu avançar com a suspensão temporária da praxe “para dar tempo para que a euforia social gerada pelo retorno à vida académica diminua e sossegue”.

“Queremos que esta euforia [do regresso à universidade] passe, para que as pessoas possam calmamente fazer a praxe”, disse à agência Lusa o “dux” (líder do organismo), Matias Correia.

Segundo o “dux”, a suspensão estará em vigor até sábado, referindo que, caso haja violação da suspensão da praxe, poderão ser aplicados processos disciplinares, que poderão ir até à “excomunhão do exercício da praxe”, proibindo, por exemplo, um curso de participar nas várias cerimónias, nomeadamente no cortejo da Queima das Fitas.

O melhor do Público no email Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.

Subscrever × Na nota publicada no Facebook, o Conselho de Veteranos salientou que “o crescente número de casos [de covid-19] dos últimos dias” preocupa a entidade, que continuará a fazer uma avaliação semanal do estado da pandemia e “a actuar conformemente junto dos cursos onde sejam identificados eventuais surtos”.

No documento, os Veteranos salientam ainda que “consideram que os estudantes, na sua maioria, adaptaram visivelmente o seu comportamento e hábitos de praxe, em cumprimento com as normas”.

Mais populares A carregar… Ler mais Conselho de Veteranos que decidiu manter a garraiada em Coimbra considerado nulo Praxar ou ser praxado na Universidade de Lisboa vale processo disciplinar Praxes proibidas para mais de um terço dos caloiros No final de Setembro, o Conselho de Veteranos confirmou que a praxe ia decorrer , mas que passaria a ter novas regras, em contraciclo com as decisões tidas noutras universidades do país.

Continuar a ler
LINK ORIGINAL: Publico

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon >

Más info…

Smart Reputation

Prince Julio César en NYFW 2020

Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Prince Julio Cesar en el New York Fashion Week Spring Summer 2021

Publicidad en Entorno

Advertisement

Adscoins

Smart Reputation