Trabalhadores da Petrogal defendem que Estado recupere controlo da empresa » EntornoInteligente
Entornointeligente.com /

A comissão de trabalhadores da Petrogal esteve reunida com o secretário de Estado da Energia, João Galamba, num encontro onde defendeu que o Estado deve reforçar o seu peso no capital da Galp, em que é actualmente o segundo maior accionista .

Num comunicado divulgado esta quarta-feira, a comissão de trabalhadores da empresa do grupo Galp onde está o negócio das refinarias sustenta mesmo que a única forma de o Estado controlar de “forma eficaz” os recursos envolvidos no processo de transição energética é “através da propriedade pública das empresas estratégicas para o processo”, como a Petrogal.

Galp suspende produção de combustíveis em Matosinhos Mais populares Covid-19. Portugal ultrapassa os 2000 casos diários, mas pode chegar aos 3000. Morreram mais sete pessoas Covid-19: filha denuncia infecção da mãe em hospitais de Lisboa i-album Exposição Da Ausonia ao Emoneura, há anúncios vintage para ver no Museu da Farmácia Explicando que “prossegue os seus contactos com o Governo e outras entidades no sentido de sensibilizar os agentes políticos e sociais para a necessidade de clarificar o que se pretende com a tão falada transição energética” e de se preservarem no processo “os postos de trabalho e o aparelho produtivo nacional”, a comissão de trabalhadores da Petrogal diz ter ficado “claro na reunião” com o secretário de Estado “que o Governo se demite das suas responsabilidades de segundo accionista na Galp”.

O Governo recusa-se a “equacionar o aumento da sua participação” na empresa (de 7,48% detida através da Parpública) e “em vez de projectar na Empresa/Grupo [Galp] a sua intervenção no sector para a defesa das questões estratégicas de soberania e desenvolvimento”, limita-se “a esperar receber dividendos”, lê-se no comunicado.

Os trabalhadores da Petrogal, que foram confrontados no final da semana passada com a decisão da empresa de suspender temporariamente a produção de combustível na refinaria de Matosinhos devido à quebra da procura e dos preços, dizem ter recebido de João Galamba “a declaração” de que “o Governo preconiza a continuação do sector refinador nacional com ambas as refinarias em funcionamento por muitos anos”.

Lamentam, no entanto, que “a sua demissão de ter um outro papel na Galp e no sector” faça temer estarem perante “uma declaração vazia” e não “uma garantia” que os “possa descansar”.

A comissão de trabalhadores critica ainda o Governo por “pretender levar a cabo uma alteração profunda da matriz energética” do país “sem outro investimento público que a transferência de milhares de milhões de euros de fundos comunitários” para as empresas de energia.

O melhor do Público no email Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.

Subscrever × Garantem que o executivo “só poderá dirigir” o processo de transição energética “recuperando o controlo público sobre empresas estratégicas como a Petrogal”. E, mencionando os “mega-projectos do hidrogénio” (em que a Galp participa num consórcio que inclui outras empresas como a EDP e a REN), rejeitam que a estratégia seja “derramar milhares de milhões de euros sobre o sector”.

Como não há “qualquer alternativa aos combustíveis fósseis que não exija uma dose massiva de subsídios públicos” dizem que o “processo tem de ser conduzido controlando os recursos envolvidos” e que a forma de o fazer é “através da propriedade pública das empresas estratégicas para o processo”.

Ler mais Galp com prejuízos de 22 milhões no primeiro semestre Galp suspende actividade na refinaria de Sines a 4 de Maio Accionistas da Galp aprovam dividendos e prémios Galp vota dividendos em dia de protestos de sindicalistas e ambientalistas “Se não, em vez de transição energética teremos essencialmente o que temos tido: uma transição de milhares de milhões de euros de fundos públicos (comunitários) para bolsos privados”, deixando “o país e a economia mais pobres”, concluem.

Continuar a ler
LINK ORIGINAL: Publico

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon
>

Más info…

Smart Reputation

Prince Julio César en NYFW 2020

Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Prince Julio Cesar en el New York Fashion Week Spring Summer 2021

Publicidad en Entorno

Advertisement

Adscoins

Smart Reputation