Tempo. Fraca qualidade do ar, calor e chuva para os próximos dias » EntornoInteligente

Tempo. Fraca qualidade do ar, calor e chuva para os próximos dias

tempo_fraca_qualidade_do_ar_2C_calor_e_chuva_para_os_proximos_dias.jpg

Entornointeligente.com / A Direção Geral da Saúde (DGS) alertou que, devido a uma massa de ar quente vinda de África, a qualidade do ar no continente vai descer e, por isso mesmo, são necessários cuidados redobrados com a população mais sensível, como crianças, idosos e pessoas com problemas cardíacos e respiratórios.

Devido a este fenómeno, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê queda de aguaceiros acompanhados pela  “deposição de poeiras à superfície”. Fonte do Instituto explicou ainda que o fenómeno é causado por Portugal continental estar “sob a influência de poeiras em altitude, em suspensão, que se devem à circulação em dois centros de acção: uma depressão que se encontra entre o arquipélago da Madeira e o Norte de África e um anticiclone que neste momento se encontra a norte da Península Ibérica”.

A massa de ar está a afetar o continente desde o início da semana mas hoje deverá ser o dia mais quente, com 32 graus previstos para Santarém, 31 para Leiria e 30 para Braga. Amanhã, no entanto, as temperaturas vão descer cerca de 10 graus e ficar pela casa dos 20. É ainda aconselhado a quem vai sair de casa que leve um chapéu de chuva, visto que estão previstos aguaceiros intensos e trovoadas. Para o fim-de-semana da Páscoa e para a semana que vem ainda não há certezas, sendo a dificuldade em fazer previsões a longo prazo bastante característica da altura em que começa a primavera.

As mudanças repentinas no clima obrigaram o IPMA a colocar algumas regiões sob aviso amarelo, nomeadamente Faro e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Se, na última, o aviso terminou ontem, para Faro prolonga-se até à meia noite de quinta-feira devido à agitação marítima na costa Sul, com ondas que podem chegar aos 2,5 metros. Para a Madeira, os avisos devido à chuva e trovoada duram até ao meio-dia de hoje, apenas dias depois de a região autónoma ter ficado às escuras devido ao mau tempo. 

Depois da chuva Ainda a recuperar dos estragos provocados pela tempestade que atingiu a ilha na noite de sábado e na manhã de domingo, a Madeira vê-se novamente sob alerta por causa às más condições atmosféricas. Dos mais de vinte e oito mil relâmpagos registados, quase quatro mil atingiram a terra, fazendo com que a central elétrica sofresse um corte, provocando dois apagões na ilha. Sabe-se também que o monumento do Cristo Rei, com cerca de 14 metros, situado na ponta do Garajau, no concelho de Santa Cruz, ficou danificado.

O presidente da autarquia, Filipe Sousa, revelou que  “há relatos de residentes que, na noite de sábado, viram um raio a cair perto desta localização, seguido de algumas chamas”. A tempestade provocou ainda sete desalojados, sendo que seis deles estão na Pousada da Juventude do Funchal e um em casa de familiares.

No entanto, como “depois da tempestade vem a bonança”, a Ilha da Madeira foi ontem novamente nomeada para “Melhor Destino Insular da Europa”, prémio que já ganhou sete vezes. Além da nomeação nesta categoria, a região autónoma concorre também  “Melhor Destino de Praia da Europa” (Porto Santo), “Melhor Destino Turístico de Aventura da Europa” e “Melhor Destino de Festivais e Eventos da Europa”. Os  agora polémicos “World Travel Awards” decorrem desde 1993 e as votações para a edição deste ano começaram ontem e estão abertas até dia 14 de julho.

LINK ORIGINAL: iOnline

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon

www.smart-reputation.com
Smart Reputation

Noticias de Boxeo

Boxeo Plus
Boxeo Plus
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Adscoins

Smart Reputation

Smart Reputation