O que liga um jardim ribatejano a outro alto-alentejano, passa pela beira-rio e a serra, anda sobre rodas e vai sempre a lamber os dedos? A resposta pode estar num hambúrguer, numa arepa , numa empanada , numa sanduíche de meio metro ou numa doce bola de Berlim. Ou, em três palavras apenas, na Street Food Tour.
Uma comitiva de amantes desta comida – «aquela que se come com a cara toda, boca, nariz e olhos, que se agarra com as mãos (…), que se come sem cerimónias, sem formalidades, em pé, sentado ou deitado», sublinha a organização – resolveu dar uso às rodas dos food trucks e pô-los «a percorrer o país todo».
Animadas por esta ideia de itinerância, as mentoras do projecto, Fátima Moura e Teresa Santos (da Pureat), quiseram «fugir das grandes cidades e levar esta caravana a territórios menos bafejados por este tipo de eventos». Escolheram sete: Cartaxo , Seixal , Seia , Setúbal , Penacova , Tomar e Ponte de Sor . Cada um terá direito a um fim-de-semana alargado, de sexta a domingo, repleto de ofertas gastronómicas servidas por uma média de dez food trucks .
Levam «comidas do mundo, de países muitas vezes longínquos» – Argentina, Taiwan, Venezuela, Itália, Brasil, Médio Oriente, Alemanha… – mas também pretendem promover iguarias locais. Neste sentido, trabalharão em conjunto com a restauração de cada ponto do mapa , até para impulsionar um sector «que tem passado tantas dificuldades ao longo dos últimos dois anos», sublinham. Um dos food trucks destina-se exclusivamente a esta ementa.
Chakburger, do chef Chakall DR Arepas do Gansos’s DR Bolas de Berlim do Go Bao DR Fotogaleria DR A iniciativa contempla outros sabores para além da comida, temperando a experiência gastronómica com horas de entretenimento que valem para todos os gostos e idades. No cardápio paralelo entram um DJ sempre presente, artistas de rua e concertos – como o dos UHF logo no arranque (no Cartaxo, dia 4 de Junho, às 21h30).
Articulada com autarquias e organizações dos sítios por onde passa, a Street Food Tour pode harmonizar-se ainda com passeios de barco, desportos radicais ou oficinas para crianças, ou tornar-se parte de eventos locais: em Tomar, junta-se ao Festival de Artes de Rua; em Seia, ao de Jazz & Blues; em Ponte de Sor, ao de Balões de Ar Quente.
Movida pelo lema Mobilidade e Sustentabilidade e projectada para realização anual, tem entrada livre e convida toda a família. Os patudos lá de casa também são bem-vindos: «até temos um Dog’s Corner para as pessoas darem de beber e comer aos cães», regista Fátima Moura.
A programação detalhada de cada evento pode ser consultada no site oficial ; para ir acompanhando a jornada, da partida até a chegada, o melhor destino é o Instagram .
Street Food Tour: onde, quando e a que horas? CARTAXO Jardim da Praça de Touros
De 3 a 5 de Junho
Sexta, das 18h às 23h; sábado, das 12h às 24h; domingo, das 12h às 16h30
SEIXAL Frente ribeirinha (Amora)
De 24 a 26 de Junho
Sexta, das 18h às 23h; sábado, das 12h às 24h; domingo, das 12h às 19h
Integrada nas Festas da Cidade
SEIA Parque do Centro de Interpretação da Serra da Estrela
De 1 a 3 de Julho
Sexta, das 18h às 23h; sábado, das 12h às 24h; domingo, das 12h às 23h
Integrada no Seia Jazz & Blues
SETÚBAL Avenida Luísa Todi
De 26 a 28 de Agosto
Sexta, das 18h às 23h; sábado, das 12h às 24h; domingo, das 12h às 16h30
PENACOVA Mirante Emygdio da Silva
De 2 a 4 de Setembro
Sexta, das 18h às 23h; sábado, das 12h às 24h; domingo, das 12h às 16h30
TOMAR Jardim da Várzea Pequena
De 16 a 18 de Setembro
Sexta, das 18h às 23h; sábado, das 12h às 24h; domingo, das 12h às 16h30
Integrada no Festival de Artes de Rua
PONTE DE SOR Jardim do Campo da Restauração
De 11 a 13 de Novembro
Sexta, das 18h às 23h; sábado, das 12h às 24h; domingo, das 12h às 16h30
Integrada no Festival Internacional de Balões de Ar Quente
LINK ORIGINAL: Publico