Street Food Tour: volta a Portugal sobre rodas com comida «que se agarra com as mãos»

street_food_tour_volta_a_portugal_sobre_rodas_com_comida_que_se_agarra_com_as_maos_.jpg
Entornointeligente.com /

O que liga um jardim ribatejano a outro alto-alentejano, passa pela beira-rio e a serra, anda sobre rodas e vai sempre a lamber os dedos? A resposta pode estar num hambúrguer, numa arepa , numa empanada , numa sanduíche de meio metro ou numa doce bola de Berlim. Ou, em três palavras apenas, na Street Food Tour.

Uma comitiva de amantes desta comida – «aquela que se come com a cara toda, boca, nariz e olhos, que se agarra com as mãos (…), que se come sem cerimónias, sem formalidades, em pé, sentado ou deitado», sublinha a organização – resolveu dar uso às rodas dos food trucks e pô-los «a percorrer o país todo».

Animadas por esta ideia de itinerância, as mentoras do projecto, Fátima Moura e Teresa Santos (da Pureat), quiseram «fugir das grandes cidades e levar esta caravana a territórios menos bafejados por este tipo de eventos». Escolheram sete: Cartaxo , Seixal , Seia , Setúbal , Penacova , Tomar e Ponte de Sor . Cada um terá direito a um fim-de-semana alargado, de sexta a domingo, repleto de ofertas gastronómicas servidas por uma média de dez food trucks .

Levam «comidas do mundo, de países muitas vezes longínquos» – Argentina, Taiwan, Venezuela, Itália, Brasil, Médio Oriente, Alemanha… – mas também pretendem promover iguarias locais. Neste sentido, trabalharão em conjunto com a restauração de cada ponto do mapa , até para impulsionar um sector «que tem passado tantas dificuldades ao longo dos últimos dois anos», sublinham. Um dos food trucks destina-se exclusivamente a esta ementa.

Chakburger, do chef Chakall DR Arepas do Gansos’s DR Bolas de Berlim do Go Bao DR Fotogaleria DR A iniciativa contempla outros sabores para além da comida, temperando a experiência gastronómica com horas de entretenimento que valem para todos os gostos e idades. No cardápio paralelo entram um DJ sempre presente, artistas de rua e concertos – como o dos UHF logo no arranque (no Cartaxo, dia 4 de Junho, às 21h30).

Articulada com autarquias e organizações dos sítios por onde passa, a Street Food Tour pode harmonizar-se ainda com passeios de barco, desportos radicais ou oficinas para crianças, ou tornar-se parte de eventos locais: em Tomar, junta-se ao Festival de Artes de Rua; em Seia, ao de Jazz & Blues; em Ponte de Sor, ao de Balões de Ar Quente.

Movida pelo lema Mobilidade e Sustentabilidade e projectada para realização anual, tem entrada livre e convida toda a família. Os patudos lá de casa também são bem-vindos: «até temos um Dog’s Corner para as pessoas darem de beber e comer aos cães», regista Fátima Moura.

A programação detalhada de cada evento pode ser consultada no site oficial ; para ir acompanhando a jornada, da partida até a chegada, o melhor destino é o Instagram .

Street Food Tour: onde, quando e a que horas? CARTAXO Jardim da Praça de Touros

De 3 a 5 de Junho

Sexta, das 18h às 23h; sábado, das 12h às 24h; domingo, das 12h às 16h30 

SEIXAL Frente ribeirinha (Amora)

De 24 a 26 de Junho

Sexta, das 18h às 23h; sábado, das 12h às 24h; domingo, das 12h às 19h

Integrada nas Festas da Cidade

SEIA Parque do Centro de Interpretação da Serra da Estrela

De 1 a 3 de Julho

Sexta, das 18h às 23h; sábado, das 12h às 24h; domingo, das 12h às 23h

Integrada no Seia Jazz & Blues

SETÚBAL Avenida Luísa Todi

De 26 a 28 de Agosto

Sexta, das 18h às 23h; sábado, das 12h às 24h; domingo, das 12h às 16h30

PENACOVA Mirante Emygdio da Silva

De 2 a 4 de Setembro

Sexta, das 18h às 23h; sábado, das 12h às 24h; domingo, das 12h às 16h30 

TOMAR Jardim da Várzea Pequena

De 16 a 18 de Setembro

Sexta, das 18h às 23h; sábado, das 12h às 24h; domingo, das 12h às 16h30

Integrada no Festival de Artes de Rua

PONTE DE SOR Jardim do Campo da Restauração

De 11 a 13 de Novembro

Sexta, das 18h às 23h; sábado, das 12h às 24h; domingo, das 12h às 16h30

Integrada no Festival Internacional de Balões de Ar Quente

LINK ORIGINAL: Publico

Entornointeligente.com