SIC e TVI contra futebol na RTP 1 - EntornoInteligente

Entornointeligente.com / Correio da manha / Numa altura em que se discute o financiamento da RTP para 2014, SIC e TVI põem em causa a hipótese de a empresa pública investir na compra dos jogos da Liga de futebol. Os desafios voltam a estar incluídos na lista de eventos de interesse público elaborada pelo Governo e já aprovada pela ERC, sabe o CM, ainda que com algumas observações.

A TVI diz esperar que “qualquer procedimento tendente ao licenciamento de tais direitos respeite os princípios da não discriminação entre todos os operadores”. E acrescenta que, no atual contexto do grupo público, “dificilmente se explicaria a decisão de a RTP poder incorrer neste tipo de despesas”. Sobre a Liga, a TVI é clara: “está disponível para transmitir os jogos que sejam considerados pelo Governo como de grande interesse público”. A Impresa, dona da SIC, diz que “todas as estações comerciais gostariam de ter a Liga”. Contudo, sublinha que “financiar a I Liga com dinheiros públicos configuraria uma concorrência absolutamente desleal”. Já a RTP diz que o assunto “poderá ser ponderado” e caso “apresente uma proposta”, não põe de parte “partilhar essas mesmas transmissões com outros operadores”. Contudo, ter futebol na RTP “só se concretizará após cuidada análise sobre se este investimento terá ou não retorno”.

O documento, a que o CM teve acesso, prevê que, entre outros conteúdos, seja emitido um jogo por jornada de uma das cinco equipas mais bem classificadas nas cinco épocas anteriores. A lista avança que “até um mês antes do início do campeonato” os detentores dos direitos [Sport TV e Benfica TV] “deverão assegurar que é efetivamente disponibilizado um jogo por jornada”, repartidos entre estas cinco equipas e em “número igual de jogos em casa e jogos fora”. Ou seja, seis partidas por equipa. Isto significa, por exemplo, que o Benfica terá de pôr à venda três jogos da Liga no Estádio da Luz aos canais de sinal aberto.

Entornointeligente.com

Follow Me

.