Icono del sitio EntornoInteligente

Sem máscara, Kim Jong-un enterra mentor em meio à surto de Covid-19 na Coreia do Norte

sem_mascara_2C_kim_jong_un_enterra_mentor_em_meio_a_surto_de_covid_19_na_coreia_do_norte.jpg

Entornointeligente.com /

PYONGYANG — O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, participou neste domingo do enterro do marechal do Exército Hyon Chol-hae, que atuou como mentor do ditador antes da morte do pai e antecessor Kim Jong-il, em 2011. Em meio ao surto de Covid-19 no país , Kim parecia ser o único sem máscara no evento fúnebre e ajudou a carregar o caixão do militar.

Saiba mais: O que se sabe sobre o precário sistema de saúde da Coreia do Norte, que agora enfrenta surto explosivo de Covid-19

— O nome de Hyon Chol-hae sempre será lembrado junto do grande nome de Kim Jong-il — disse Kim, conforme a agência estatal KCNA, relatando ainda que «muitos» soldados e cidadãos saíram pelas ruas para expressar suas condolências quando o caixão de Hyon foi transferido para o cemitério.

Kim Jong-un durante enterro do marechal Hyon Chol-hae Foto: KCNA / via REUTERS OMS: Covid-19 pode se espalhar rapidamente na Coreia do Norte

As fotos do enterro foram divulgadas um dia após o governo informar que a situação da Covid-19 no país está «sendo controlada de forma estável» e o número de mortes «diminui acentuadamente a cada dia». Especialistas questionam a contagem oficial, já que o país, que tem um dos piores sistemas de saúde do mundo, não vacinou a população e não tem nenhum medicamento para Covid-19 ou capacidade de teste em massa .

Desde que admitiu no início deste mês um surto da variante Ômicron, a Coreia do Norte divulgou diariamente apenas quantas pessoas têm uma «febre não identificada» e contabilizou apenas alguns dos casos como Covid-19. A mídia estatal informou nesta segunda-feira que 2,8 milhões de pessoas adoeceram e que apenas 68 delas morreram desde o final de abril.

Até este ano, a Coreia do Norte insistiu que estava livre de coronavírus e não aceitou milhões de vacinas oferecidas pelo programa de distribuição Covax, apoiado pela ONU, e não respondeu às ofertas de medicamentos e outras ajudas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos .

LINK ORIGINAL: OGlobo

Entornointeligente.com

Compartir en Twitter
Salir de la versión móvil