Selo Pet Friendly certifica bares e restaurantes que permitem animais de estimação » EntornoInteligente

Selo Pet Friendly certifica bares e restaurantes que permitem animais de estimação

selo_pet_friendly_certifica_bares_e_restaurantes_que_permitem_animais_de_estimacao.jpg

Entornointeligente.com / RIO — No fim de semana, Mag não abre mão de uma cervejinha e uns belisquetes para acompanhar, todos com ingredientes naturais. Mag é adepta do estilo de vida saudável e a filha caçula de quatro patas do casal de empresários Vanessa Marzano e William Ramos, à frente da Noo Cachaçaria, na Praça da Bandeira, um dos dez estabelecimentos gastronômicos da Zona Norte com o Selo Pet Friendly. A certificação foi criada pelo governo do estado em dezembro de 2020 para a rede hoteleira e ampliada para outros setores este ano. Em todo o estado são 64 hotéis, 579 lojas e 39 bares e restaurantes com o selo.

Leia Mais: Cariocas plantam mudas para deixar o Rio mais verde

A ideia é criar — a partir da lista com os dados dos estabelecimentos amigos dos animais, que já está disponibilizada no site do governo do estado — um circuito pet para incentivar comerciantes e a população a aderirem a serviços voltados para os animais de estimação.

Tip Top. Erika (à esquerda) e Danielle almoçam com seus cachorros Foto: Divulgação/Demóstenes Ramos Para o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, que idealizou o selo, o projeto é o início do caminho para o Rio de Janeiro se tornar uma referência na instituição de políticas para animais domésticos.

— Há uma demanda crescente para que os animais de estimação possam entrar e permanecer em todos os lugares, e a adesão desses setores comprova a importância que os pets ganharam na rotina dos seus donos. O selo não só descarta aquela necessidade de ficar perguntando se o animal é bem-vindo ou não no local como incentiva a oferta de serviços voltados para eles — argumenta Queiroz, cuja secretaria é responsável pelas políticas de proteção e bem-estar animal no estado.

Pet friendly: restaurantes que aceitam animais e ainda servem quitutes O Boxer Jack de 8 anos na Noo Cachaçaria Foto: Divulgação Enchendo Linguiça. Victoria Toscano dá o osso do joelho de porco a Koda Foto: Divulgação Noo Cachaçaria. Ramos e Vanessa, tutores de Mag, celebram o selo Foto: Divulgação Tip Top. Erika (à esquerda) e Danielle almoçam com seus cachorros Foto: Divulgação/Demóstenes Ramos Café da Eskina. Fregueses com seus pets diante da cafeteria: água e ração Foto: Divulgação  

Para o estabelecimento ganhar o selo, além de permitir a permanência de animais, deve procurar a secretaria e passar por uma avaliação.

— Se o estabelecimento for filiado à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) ou ao Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (Sindrio), costumamos já certificá-lo prontamente. Caso não seja, somos mais criteriosos — explica Queiroz.

SELO APROVADO

O objetivo da certificação está dando certo na Noo Cachaçaria. Inaugurado há seis anos, o local, que serve refeição e aperitivos, já nasceu pet friendly. Os animais podiam permanecer com os tutores próximos às mesas, mas tinham limitações, como a permanência na área aberta. Hoje, com o selo, os bichos são convidados não apenas a entrar na área fechada, como a apreciar os quitutes da casa e ainda a relaxar em uma das caminhas feitas para eles.

PUBLICIDADE Entre os petiscos aprovados por Mag e disponíveis para consumo no restaurante ou entregues em casa estão a cerveja para cachorro Cãolorado, de frango ou carne, que custa R$ 14,90, e a “cãoxinha”, o “cãocrete” e a “aumôndega”, com porções de duas unidades vendidas a R$ 5,60 cada.

Barra e arredores: Restaurantes pet friendly que têm áreas ao ar livre e oferecem até mimos: confira opções

— Sempre amei animais e já deixei de ir a lugares por não aceitarem cachorro. É muito ruim sair para passear sabendo que eles estão presos. Eles sempre foram bem tratados aqui, mas com o selo ficamos mais animados para oferecer serviços voltados para eles, e queremos a cada dia mais ampliar a oferta para o bem-estar dos nossos clientes pets — explica a empresária, que, além de Mag, uma vira-lata de 3 anos, é a mãe humana de Jack, um boxer de 8 anos, e Lady, uma gata de 10.

Vanessa conta que com os atrativos para os bichinhos, boa parte dos clientes é de tutores de animais. Segundo ela, o resultado foi um aumento de cerca de 80% na clientela. Na parede há um aviso sobre as regras de boa convivência com os pets, como mantê-los na coleira e não deixá-los subir na mesa.

— O objetivo é que todo mundo se sinta à vontade, não só quem vem com animais, mas os demais também, e tem dado muito certo. Nunca nenhum cliente sem pet reclamou de algo — conta.

PUBLICIDADE Apaixonadas por animais, a designer Erika Flores — tutora da yorkshire Nick, de 6 meses —, e a amiga, a bióloga Danielle Cristo — responsável pelo golden retriever Rudá, de 4 meses —, comemoram a criação do selo. Acompanhadas de seus cachorros, elas almoçaram, na última segunda-feira, no restaurante e lanchonete certificado Tip Top, no Maracanã.

Hotéis: Selo Amigo Pet indica quais estão preparados para receber animais de estimação

— Achei essa ideia maravilhosa, vai facilitar muito a vida de quem, assim como eu, não abre mão de levar seu bichinho para todos os lugares. Inclusive a um restaurante, para encontrar as amigas — diz Erika.

O gerente-geral do Tip Top, Antônio Nascimento, conta que desde que foi criado, há 12 anos, o espaço nunca se opôs à permanência de animais, mas o objetivo da adesão ao selo é oficializar que o estabelecimento é amigo do animal e ainda criar um cardápio de petiscos voltado para eles.

— Como muitos moradores da região têm animais de estimação, sempre permitimos a entrada. Mas o selo chama mais a atenção. Oferecemos uma varanda enorme para os clientes, e, a cada cinco, acho que quatro têm um animal. Atualmente só servimos água, mas em breve teremos mais opções para os bichos — informa.

PUBLICIDADE Outro espaço que se tornou um point pet é o Café da Eskina, em Vila Isabel. Inaugurado há dez meses, o estabelecimento já se tornou uma referência de espaço pet friendly. A simpática proprietária do local, Rachel Borges, oferece gratuitamente água, ração, álcool em gel para pet e ainda umas guloseimas para os peludos dos clientes, fruto de uma parceria com a pet shop ao lado, a Boutique Pet Lucky Jr.

— Não vendemos comidas para os pets, só para os humanos, mas os animais também não passam fome. Sempre tem uma comidinha e petiscos para eles — garante Rachel.

Shopping: Em processo de revitalização, Downtown, na Barra, terá parcão e lojas no subsolo

Tutora de cinco cachorros, Lucky, de 16 anos; Ikki e Pingo, de 14; Belinha, de 12; e Martinho, de 8, todos poodles, a comerciante tem como meta criar na cafeteria um parquinho de lazer para pets, além de uma feira de adoção para animais abandonados.

— São meus sonhos. Apesar do pouco tempo de funcionamento, vários clientes meus adotaram animais que eu resgatei aqui na rua e estão sempre retornando com eles — comemora.

No Grajaú, o Enchendo Linguiça, conhecido por sua comida de boteco, também ostenta o selo pet friendly. Entre os trunfos para os animais estão o espaço a céu aberto e o osso do joelho de porco que é preparado no forno elétrico, também conhecido no local como “TV de cachorro”, por hipnotizar os bichos.

PUBLICIDADE — O osso é grande e sempre vem com um pouquinho de carne nas extremidades. Os pets amam demais, incluindo os meus dois. Hoje, o cliente só consegue dar o osso do joelho de porco para seu pet se ele consumir o prato. Entretanto, estamos com planos de vender o osso separadamente, exclusivamente para eles — conta Victoria Toscano, uma das donas do local e tutora da Nala, de 4 anos, e do Koda de 2, ambos dogos argentinos.

SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER ( OGlobo_Bairros )

O Globo, um jornal nacional:   Fique por dentro da evolução do jornal mais lido do Brasil

LINK ORIGINAL: OGlobo

Entornointeligente.com

www.smart-reputation.com

Noticias de Boxeo

Boxeo Plus
Boxeo Plus
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Adscoins

Smart Reputation

Smart Reputation