Santos Silva defende "urgência" de missão europeia para formação e treino militar das forças moçambicanas » EntornoInteligente

Santos Silva defende “urgência” de missão europeia para formação e treino militar das forças moçambicanas

santos_silva_defende_urgencia_de_missao_europeia_para_formacao_e_treino_militar_das_forcas_mocambicanas.jpg

Entornointeligente.com / O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva , apelou esta segunda-feira à “rapidez” e “urgência” do lançamento de uma missão não executiva da União Europeia dirigida à formação e treino militar das forças especiais que enfrentam a insurreição islamista na província de Cabo Delgado, em Moçambique.

No final da reunião do Conselho dos Negócios Estrangeiros da UE, que decorreu por videoconferência, o governante português, que liderou uma missão política a Maputo enquanto delegado do alto representante para a Politica Externa da UE, falou na “necessidade de traduzir os compromissos assumidos na acção concreta” e de “pôr no terreno uma missão de apoio” com a maior celeridade possível: “em poucas semanas” em vez de “muitos meses”, como habitualmente acontece em casos semelhantes, comparou.

Segundo lembrou Santos Silva, o Governo de Maputo já indicou a Bruxelas o seu interesse em que “o reforço da cooperação multilateral na área da paz e segurança se materializasse em operações de formação e treino militar”. “A bola está agora do lado da UE”, afirmou. “Quanto mais tarde intervirmos, mais forte ficará o terrorismo”, avisou.

Os embaixadores do Comité Político e de Segurança já alcançaram um acordo para a definição do quadro político para a realização dessa missão europeia em Moçambique, e o assunto encontra-se agora em avaliação nos grupos técnicos do Conselho da UE. “Não está em questão a presença de tropas estrangeiras para o combate às forças terroristas, mas uma missão não executiva”, precisou Santos Silva.

LINK ORIGINAL: Publico

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon www.smart-reputation.com

Cafecito Informativo

Smart Reputation

Noticias de Boxeo

Boxeo Plus
Boxeo Plus
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Adscoins

Smart Reputation

Smart Reputation