Reforma eleitoral: Deputado recolhe assinaturas para pressionar por 'distritão' nas próximas eleições » EntornoInteligente

Reforma eleitoral: Deputado recolhe assinaturas para pressionar por 'distritão' nas próximas eleições

reforma_eleitoral_deputado_recolhe_assinaturas_para_pressionar_por_26_23039_3Bdistritao_26_23039_3B_nas_proximas_eleicoes.jpg

Entornointeligente.com / RIO — A seis meses do fim do prazo para que mudanças no sistema eleitoral possam ser aplicadas na próxima eleição, um grupo de deputados federais voltou a se articular para pressionar os colegas de parlamento para aprovar o modelo de votação conhecido como “distritão”. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que já tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), prevê o fim da coligação para a eleição de deputados. A ideia dos parlamentares é reunir 308 assinaturas na Câmara para incluir a adoção do voto majoritário e o distritão no pacote de reformas.

Leia : Crise com militares deixa Bolsonaro mais isolado e distante do Exército, avaliam oficiais da reserva

Em meio à discussão sobre medidas de combate à pandemia de Covid-19 que ocupa a pauta do parlamento, o deputado Giovani Cherini (PL-RS) diz já ter recolhido 100 assinaturas de apoiadores para uma PEC que trate sobre o distritão. O modelo prevê que cada estado seja considerado um distrito no caso dos deputados estaduais e federais e os municípios para a eleição de vereadores. Neste modelo apenas os candidatos mais votados são eleitos, substituindo o atual sistema em que há o cálculo sobre a proporcionalidade de votos recebidos por cada partido para a distribuição de cadeiras nas Câmaras municipais, estaduais e federal.

O modelo privilegia os nomes mais conhecidos e os candidatos com mais recursos para a campanha eleitoral, uma vez que a sua eleição dependeria apenas dos votos obtidos nas urnas. Apesar de seguir uma lógica mais simples de votação, o sistema enfraqueceria os partidos e tornaria a representação de cidades e grupos específicos da sociedade ainda mais frágeis, como explica o cientista político Marcus Ianoni, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

— O distritão é um sistema muito ruim porque vira uma espécie de “corrida de cavalo”, de modo que o voto ser torna algo personalista.  É um sistema que despreza os partidos, a representatividade e faz vigorar uma disputa pessoal entre os candidatos mais votados. É majoritário e passa por cima das estruturas partidárias — explica.

Entenda: Em sete pontos a crise envolvendo Bolsonaro e os militares

O deputado Giovani Cherini (PL-RS) argumenta que o voto majoritário no modelo distritão diminuirá o número de candidaturas, permitindo o maior controle de gastos e da ação partidária.

“Nos últimos anos, verifica-se, não só no Brasil, como em todo o mundo, um afastamento do cidadão da política, com cada vez menor participação no processo eleitoral. Com efeito, o sistema eleitoral proporcional, utilizado na eleição para Deputado Federal, Deputado Estadual, Deputado Distrital e Vereador, é de muito difícil compreensão para o eleitor, que vê candidatos sufragados com muitos votos não se elegerem, ao passo que outros muito menos votados obtêm uma das cadeiras disputadas. Assim, pensamos que a adoção do sistema majoritário, de mais fácil compreensão, permitirá menor abstenção na participação política, e melhor controle do eleitor, que terá maior facilidade em se “lembrar” em quem votou”, justificou o deputado na proposta de PEC.

PUBLICIDADE A discussão sobre as alterações no sistema eleitoral tem o aval do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Durante a campanha para a eleição da Mesa Diretora da Câmara, Lira afirmou que iniciaria a discussão sobre os modelos e regras eleitorais ainda neste ano. Aliados do presidente da Câmara e do Centrão apostam no distritão como sistema a ser implementado.

LINK ORIGINAL: OGlobo

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon

www.smart-reputation.com
Smart Reputation

Noticias de Boxeo

Boxeo Plus
Boxeo Plus
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Adscoins

Smart Reputation

Smart Reputation