Presidente do México defende referendo sobre direito ao aborto » EntornoInteligente

Presidente do México defende referendo sobre direito ao aborto

presidente_do_mexico_defende_referendo_sobre_direito_ao_aborto.jpg

Entornointeligente.com / CIDADE DO MÉXICO — O presidente mexicano López Obrador disse nesta quinta-feira (31) ser a favor de uma consulta popular para que as mulheres decidam sobre a descriminalização do aborto no país. A declaração foi dada um dia depois de a Argentina aprovar a legalização do aborto.

Na madrugada desta quarta-feira (30), os senadores argentinos aprovaram a legalização do aborto até a 14ª semana de gravidez. Na América Latina,  Cuba e Uruguai, além do território americano de Porto Rico, contam com o aborto legal. No México, o aborto só é legal na capital, Cidade do México, e no sudoeste do estado de Oaxaca.

Entenda:  saiba como é a legislação sobre aborto nas Américas

— No caso do México, é um tema que deve ser consultado e sobre o qual as mulheres devem decidir livremente — disse López Obrador nesta quinta-feira. — Em assuntos muito polêmicos, o melhor é consultar, que nada se imponha, que tudo esteja de acordo com a decisão majoritária do povo, no caso, as mulheres. O que não acho conveniente é que a decisão seja tomada de cima.

A Constituição mexicana permite consultas populares a pedido do Presidente da República, de 33% dos membros de alguma das casas do Congresso, ou pelo menos 2% dos inscritos nos cadernos eleitorais, atualmente 1,8 milhão de cidadãos.

Leia também: aos 91 anos, veterana feminista comemora avanço do aborto legal na Argentina

Uma pesquisa do jornal mexicano El Financiero, realizada no fim do ano passado, mostrou que em apenas dois estados, dos 32 que compõem o país — Cidade do México e Baixa Californ maioria dosia —,  a maioria dos estrevistados era favorável à permissão do direito ao aborto em um país predominantemente católico.

LINK ORIGINAL: OGlobo

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon www.smart-reputation.com >
Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Adscoins

Smart Reputation

Smart Reputation