PORTUGAL: Passos e Rajoy pedem União Europeia mais "inclusiva" - EntornoInteligente

Entornointeligente.com / Diario Noticias / “Os chefes de Governo congratularam-se com a conclusão do Programa de Assistência Económica e Financeira em Portugal, e do Programa de Assistência Financeira para a Recapitalização de Instituições Financeiras em Espanha. É agora especialmente necessário que, aos exigentes esforços nacionais de reforma e consolidação orçamental dos últimos anos, correspondam passos decididos a nível europeu, envolvendo todas as instituições e Estados-membros, em vista de um funcionamento mais harmonioso e inclusivo da área do Euro e da União Europeia”, refere a declaração conjunta final da XXVII Cimeira Luso-Espanhola, realizada hoje em Vidago, Chaves.

No plano europeu, Pedro Passos Coelho e Mariano Rajoy consideraram também ser “urgente uma resposta europeia, célere e concertada” aos “elevados níveis de desemprego, nomeadamente do desemprego jovem”, apontando os seus “custos sociais e económicos. Por outro lado, apelaram “a todas as partes para que respeitem os resultados” das eleições na Ucrânia.

No que respeita ao emprego, “afirmaram a prioridade que constituem a reforma dos mercados de trabalho e as políticas ativas de emprego, e comprometeram-se a mobilizar parceiros ao nível local, regional, nacional e europeu, tirando partido das várias fontes de financiamento disponíveis, nomeadamente do novo Quadro Financeiro Plurianual, para reduzir o desemprego e a segmentação laboral”.

Passos Coelho e Rajoy prometeram “prosseguir as reformas para melhorar a competitividade, e promover o crescimento e emprego” no plano interno, e consideraram que o “surgimento de resultados dos respetivos processos de reforma” permite a Portugal e a Espanha “encarar o futuro com reforçada confiança”.

Relativamente à situação ucraniana, manifestaram “satisfação com a realização das eleições presidenciais” e apelaram “a todas as partes para que respeitem os resultados daquelas eleições e contribuam para o desanuviamento da situação, em especial no leste do país”, reafirmando “o apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia”.

Con Información de Diario Noticias

Entornointeligente.com

Add comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Follow Me

.