PORTUGAL: Infarmed suspende medicamentos com paracetamol de libertação prolongada - EntornoInteligente

Entornointeligente.com / iOnline / As autorizações de introdução no mercado dos medicamentos com paracetamol de libertação prolongada foram suspensas, uma vez que a avaliação de segurança concluiu que estes trazem mais riscos do que benefícios para a saúde, anunciou o Infarmed.

De acordo com a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, a avaliação realizada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) conluiu que, a relação benefício-risco “deixou de ser favorável”.

No mercado português, estão em causa os medicamentos  Panadol Prolong 665 miligramas  (mg),  Diliband Retard 75 mg+650 mg ,  Tramadol+Paracetamol KrKa 75 mg+650 mg  e  Tramadol+Paracetamol Verum Pharma LP 75 mg+650 mg .

No entanto, o Infarmed refere que a suspensão destes fármacos  “apenas se aplica aos medicamentos com libertação modificada ou prolongada contendo paracetamol e que se destinam a ter uma ação mais prolongada”, sendo que os restantes medicamentos com paracetamol podem continuar a ser utilizados.

A avaliação concluiu que os medicamentos com paracetamol de libertação prolongada “apresentam toxicidade hepática, após ingestão de doses elevadas, que pode ser fatal se não for adequadamente tratada”.

PORTUGAL: Infarmed suspende medicamentos com paracetamol de libertação prolongada

Con Información de iOnline

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi

Entornointeligente.com

Add comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Follow Me

.