PORTUGAL: Há 42 pessoas confirmadas com sarampo e 39 à espera de resultados - EntornoInteligente

Entornointeligente.com / Publico / Dos 117 casos suspeitos de sarampo, há 42 adultos infectados, 39 aguardam confirmação laboratorial e cinco pessoas encontram-se internadas em três unidades hospitalares do Porto, mas apenas uma confirmada. Este é o ponto da situação do surto de sarampo feito nesta segunda-feira pelo secretário de Estado Ajunto e da Saúde, Fernando Araújo, em conferência de imprensa.

Um dos casos suspeito é o de um bebé de 12 meses, disse Fernando Araújo, assegurando que a criança “está estável, com prognóstico muito favorável”, não tendo sido necessário ficar internado. O governante revelou também que todas as pessoas que se encontram internadas – três no Centro Hospitalar do Porto, uma no Centro Hospitalar São João e uma quinta na Unidade Local de Saúde de Matosinhos – “estão estáveis com prognóstico favorável”.

Marcelo Rebelo de Sousa apela à vacinação, que diz ser “fundamental” PUB Acompanhado pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, o secretário de Estado admite que possa haver novos casos, mas garantiu que o “estão a ser feitos todos os esforços pela saúde pública para identificar os contactos destes casos e limitar a potencial disseminação”.

PUB “Devo dizer que os resultados até agora são muito favoráveis – existe apenas um caso fora da área do Porto, em Pombal – e, neste momento, apesar de tudo temos uma expectativa favorável relativamente a este processo, mas não há fronteiras, pelo que é possível haver alguma disseminação nesse sentido”, acrescentou Fernando Araújo. Fora da área do Porto, “há um único caso confirmado, uma mulher de Pombal, que teve contacto com um doente francês que se pensa ser um dos casos iniciais que adquiriu a infecção fora de Portugal”, esclareceu.

Bombardeado com perguntas, Fernando Araújo assegurou que “todo o esforço que está a ser feito de saúde pública e por todos os hospitais está a ser muito relevante” para controlar o sarampo e revelou que, comparado com outros surtos no país ou fora de Portugal, regista-se “claramente que o sarampo atingiu uma população com um índice muito elevado de vacinação (…) e que isso contribuiu para a redução dessa provável disseminação por outras áreas do país”.

Segundo o secretário de Estado, o “surto está a evoluir de acordo com o que estava previsto”, o que o leva a dizer “com um grau de confiança que está controlado". Mas, salvaguardou, que isso não quer dizer que não possam surgir novos casos – é natural que surjam.

O melhor do Público no email Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.

Subscrever × “O período de incubação é de 10/12 dias e, portanto, é possível que possam vir a existir mais casos nos próximos dias”, admitiu para logo sossegar a população: “Os profissionais de saúde pública são extremamente competentes nesta área e [o facto] de termos dos melhores resultados de vacinação e de controlo destes surtos e epidemias a nível a nível europeu e mundial leva-nos a ter confiança que este surto está controlado e limitado “, sublinhou.

Ler mais Unidades de saúde devem ter provas de imunidade dos seus profissionais Em 25 casos de sarampo, 22 são profissionais de saúde. Vacina deve ser obrigatória? Admitindo sempre que “poderão aparecer novos casos dentro do que é expectável”, Fernando Araújo garantiu que a saúde pública “está totalmente preparada” para dar resposta a uma procura de vacinação. “Temos resposta à vacinação, quer nos centros de saúde, quer nos hospitais e essa é uma nota importante a reter”, disse, assumindo que “não tem existido nenhum constrangimento à vacinação quer dos cidadãos quer dos profissionais de saúde, em particular”.

Questionado sobre o atraso de vacinas nos centros de saúde, Fernando Araújo rejeitou essas críticas, afirmando: “Não tenho nenhuma indicação nesse sentido, a indicação que tenho é que todos os utentes que têm procurado os centros de saúde e os profissionais que, de uma forma muito activa, nos últimos dias foram sendo vacinados têm tido uma resposta em tempo útil. Não temos nenhuma reclamação”.

PUB PORTUGAL: Há 42 pessoas confirmadas com sarampo e 39 à espera de resultados

Con Información de Publico

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi

Entornointeligente.com

Add comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Follow Me

.