PORTUGAL: Facebook avisa cada utilizador que teve os dados expostos à Cambridge Analytica - EntornoInteligente

Entornointeligente.com / Publico / A partir desta segunda-feira, os utilizadores do Facebook vão começar a receber notificações no topo da cronologia a informar se a sua informação pode ter sido utilizada em campanhas de propaganda pela consultora Cambridge Analytica.

PUB Pode-se receber uma de duas mensagens: uma espécie de mini-tutorial sobre as ferramentas de privacidade do Facebook (caso os dados do utilizador não tenham sido comprometidos), ou uma mensagem personalizada que explica como a informação de alguém foi usada para fins políticos. 

A informação deve começar a estar disponível a partir da 13h. Às 13h30, as contas do Facebook vistas pelo PÚBLICO não tinham ainda qualquer notificação.

PUB Foto A imagem da direita é para quem foi afectado pela Cambridge Analytica Facebook O melhor do Público no email Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.

Subscrever × Em meados de Março descobriu-se que a empresa de análise de dados britânica utilizou sem autorização dados de milhões de utilizadores do Facebook para criar campanhas políticas personalizadas. Com a informação, as campanhas podiam apelar directamente a medos, esperanças e gostos específicos de diferentes pessoas. Os programas criados terão favorecido a campanha eleitoral de Donald Trump, nos EUA, eleições na Nigéria e no Quénia, e a decisão a favor da saída do Reino Unido da União Europeia. No total, a rede social estima que até 87 milhões de utilizadores possam ter sido afectados em todo o mundo ( em Portugal, o número ronda os 63 mil ).

Apesar de o caso ter grande cobertura na comunicação social, com reguladores de todo o mundo a abrirem investigações, muitos utilizadores ainda ignoram o problema. De acordo com Mark Zuckerberg, o número de utilizadores não se alterou significativamente. A situação pode agora mudar com os utilizadores afectados a receberem notificações específicas que detalham como os seus dados foram utilizados, devido a uma aplicação de testes psicológicos que acedia a informação de todos os amigos de quem a utilizava.

A informação surge dias antes de Zuckerberg depor no Congresso norte-americano sobre o caso.

PUB PORTUGAL: Facebook avisa cada utilizador que teve os dados expostos à Cambridge Analytica

Con Información de Publico

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi

Entornointeligente.com

Add comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Follow Me

.