Operação no Alemão tem tiros de helicóptero, PM baleado e dois mortos - EntornoInteligente
Entornointeligente.com /

RIO — Moradores do Complexo do Alemão , na Zona Norte do Rio , relatam que tiros estão sendo disparados de um helicóptero da polícia que participa de uma operação na comunidade, nesta quarta-feira. O cabo PM Felipe Brasileiro Pinheiro, de 34 anos, foi baleado no peito e levado para o Hospital estadual Getúlio Vargas, onde passa por uma cirurgia. O estado de saúde dele é grave, informou a Secretaria de Saúde. Um suspeito de ter atirado contra o agente morreu em confronto com PMs. Com ele foi apreendido um fuzil, segundo a corporação. Moradores denunciam que um mototaxista foi assassinado por PMs.

Vídeo mostra um helicóptero sobrevoando o Complexo do Alemão. Crédito: Redes sociais. pic.twitter.com/jdQeXMm7DN

— Casos de Polícia (@CasodePolicia) September 18, 2019

De acordo com os relatos, Wellens dos Santos, de 18 anos, teria ido levar um passageiro até o Beco da Sabino. Voltou para casa e, ao deixar o imóvel, levou um tiro e uma facada. O corpo do jovem foi transportado em um carrinho de mão até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Estrada do Itararé.

— Estava muito perigoso. Quando saiu (de casa) foi atingido por um tiro no tornozelo direito. E logo em seguida enfiaram uma faca no peito dele e rasgaram até a barriga. Isso é coisa dos policiais. Não é só porque moramos em comunidades que devemos ser tratados assim. A gente mora aqui porque precisa — desabafou uma mulher, que parece ser parente do jovem, em frente à porta de acesso à UPA.

Cerca de seis policiais foram à UPA para obter informações sobre o que aconteceu. Um agente à paisana tirou fotos com um celular do grupo que transportou o corpo. Ele checa a documentação das pessoas e verifica se elas têm alguma anotação criminal.

Vídeo mostra a movimentação policial no Alemão. Crédito: Redes sociais pic.twitter.com/YVLq7V5SlL

— Casos de Polícia (@CasodePolicia) September 18, 2019

 

Desde o início da manhã equipes do Comando de Polícia Pacificadora (CPP) e de unidades do Comando de Operações Especiais (COE) atuam no local. Uma pistola foi apreendida. Por causa do confronto, pelo menos 14 escolas e creches da comunidade suspenderam as aulas. As Kombis não estão circulando. A clínica da família Bibi Vogel também suspendeu as atividades. Parte do comércio fechou as portas.

PUBLICIDADE A Secretaria municipal de Saúde informou que “as unidades de saúde na área estão funcionando com restrições, sem visitas externas no território”.

De acordo com uma moradora, esta é a primeira operação no Alemão durante o governo de Wilson Witzel em que um helicóptero é usado. Ainda segundo ela, a aeronave está sendo alvo de disparos feitos por traficantes:

LEIA : ‘Profundamente desrespeitoso’, diz viúva de Marielle sobre pedido de Dodge para federalizar investigação

— Estão dando muitos tiros em direção ao helicóptero. Estou com medo de acertarem e ele cair aqui. Está voando muito perto das casas. E os tiros que estão disparando do helicóptero não param. Se tiver alguém passando na rua, vai ser atingido.

Outro morador diz que a aeronave dá rasantes e que as casas “tremem” com a passagem dela:

— Está passando muito baixo, muito baixo mesmo. Ele vai derrubar alguma casa, não é possível. Estou me sentindo na guerra do Iraque. Helicóptero passa, a casa treme. Estão dando tiro de cima. É muita raça de tiro. Misericórdia.

VEJA: Seguranças do Rock in Rio usarão câmeras com transmissão em tempo real e infravermelho

Além do helicóptero, moradores dizem que um drone está sendo usado pelos policiais para fazer imagens da comunidade.

PUBLICIDADE LEIA: Estado poderá rever plano de cargos da Uerj para evitar saída do Regime de Recuperação Fiscal

O jornal comunitário “Voz das Comunidades” publicou um alerta em seu perfil no Facebook alertando para que as pessoas tenham cuidado ao circular pelo Alemão.

Até as 10h40 haviam sido apreendidos no Alemão, além do fuzil, uma pistola e oito granadas.

Veja as unidades escolares que, de acordo com os moradores, estão sem funcionar no Alemão:

– Escola municipal Mourão Filho

– Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Dona Lindu

– Ciep Coronel Sarmento

– EDI Lúcia Maria

– EDI Luiza Helena

– Escola municipal Veta Saback

– Escola municipal Rubens Berardo

– Creche municipal Nova Brasília

– EDI Professora Eliane Monte Chiari Dantas

– Escola municipal Professor Afonso Várzea

– EDI Professora Valéria Pereira de Souza Pinto

– Creche Valéria

– Creche municipal José de Vieira da Silva

– EDI Tania Cristina Moreira

Moradores encontram granada Uma granada foi encontrada por moradores na Escadaria São José, na localidade conhecida como Canitar. Eles temem que alguém se machuque ao tentar pegar o explosivo.

— Imagina se alguma criança desavisada pega essa granada. Pode acontecer uma tragédia — disse uma moradora.

PUBLICIDADE
LINK ORIGINAL: OGlobo

Entornointeligente.com

Nota de Prensa VIP

Smart Reputation