Niterói abre 477 vagas de trabalho em agosto: primeiro saldo positivo na pandemia » EntornoInteligente
Entornointeligente.com /

NITERÓI — Após passar cinco meses seguidos — de março até julho — demitindo mais do que contratando, o mercado de trabalho da cidade fechou o mês de agosto com o saldo de 477 novas admissões. A última vez que isso ocorreu foi em fevereiro, antes do início das medidas restritivas de serviços e atividades provocadas pela pandemia de Covid-19: naquele mês, 312 trabalhadores conseguiram emprego. Entretanto, o grande número de demissões na pandemia mantém o saldo anual negativo, com 7.691 postos de trabalho fechados desde janeiro. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Pandemia: Niterói fechou mais de oito mil postos de trabalho de janeiro a julho deste ano

A indústria é quem mais vem se fortalecendo e dando adeus à crise provocada pela pandemia: o setor, boa parte voltado ao setor naval, já havia demonstrado sinais de recuperação ao fechar julho com 135 contratações. Em agosto, foram mais 291. Ao longo dos oito primeiros meses de 2020, o saldo também é positivo: 89 contratações.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, a perspectiva é de que a indústria continue abrindo vagas até o fim do ano, alavancada pelo setor naval:

— A indústria é o celeiro de abastecimento de todo tipo de comércio, da cadeia nas pontas. Então, a indústria praticamente não parou. O setor naval da indústria será ainda mais fortalecido com a dragagem do canal de São Lourenço, refletindo também na empregabilidade em setores como o comércio e serviços.

Os outros quatro setores econômicos avaliados pelo Caged permanecem com o saldo anual negativo, uma vez que não conseguiram compensar, mesmo com as contratações de agosto, o grande volume de desligamentos ocorrido na pandemia.

O comércio ficou em segundo lugar em contratações no mês passado: 86. É o primeiro mês deste ano que o setor abre vagas: desde janeiro, mesmo antes da pandemia, o comércio acumula demissões, resultando num saldo anual de 3.098 funcionários desligados.

PUBLICIDADE Os serviços abriu 61 novas vagas em agosto. O ramo não registrava saldo positivo de empregos desde fevereiro, quando contratou 449 trabalhadores. No ano, o saldo é ainda pior do que o do comércio: 4.075 vagas fechadas.

Com 37 novos empregados em agosto, a construção já havia registrado mais admissões do que demissões em junho (58). Antes disso, a última vez que tinha fechado um mês com saldo positivo foi em janeiro: 48. No acumulado de 2020, foram 599 demissões.

A agropecuária, com baixa atividade econômica na cidade, contratou dois novos trabalhadores no mês passado. O setor já tinha aberto cinco vagas em junho e uma em maio. O saldo anual é de oito demissões.

SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER  ( OGlobo_Bairros )

LINK ORIGINAL: OGlobo

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon
>

Más info…

Smart Reputation

Prince Julio César en NYFW 2020

Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Prince Julio Cesar en el New York Fashion Week Spring Summer 2021

Publicidad en Entorno

Advertisement

Adscoins

Smart Reputation