Navio Open Arms deverá atracar em Menorca após acordo entre Espanha e Itália - EntornoInteligente
Entornointeligente.com /

O navio espanhol  Open Arms  vai dirigir-se para as Baleares espanholas, após uma oferta do Governo de Pedro Sánchez, diz o diário italiano La Repubblica . Itália, que se recusou a deixar atracar o navio que está a milhas de Lampedusa, ofereceu escolta da sua guarda-costeira até Menorca, segundo o jornal. 

Mais populares Islândia Islândia assinala desaparecimento de glaciar i-album Crise nos Combustíveis Motoristas põem fim à greve i-album Fotografia A volta ao mundo à procura de cenários do cinema O navio resgatou mais de cem pessoas ao largo da Líbia há duas semanas, e tem esbarrado na recusa do ministro do Interior de Itália, Matteo Salvini, que não o deixa atracar – mesmo havendo já um acordo para redistribuição dos migrantes por seis países (incluindo Portugal) e um veredicto judicial contra a decisão de Salvini, que este ignorou.

É a primeira vez que um país da União Europeia recusa o desembarque de migrantes quando já há um acordo para os distribuir por vários países, que nem sequer inclui o país de desembarque.

Foram entretanto retiradas do navio algumas pessoas em situação especialmente grave, e 27 menores não acompanhados receberam também autorização para deixar a embarcação . 

O melhor do Público no email Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.

Subscrever × Mas o desespero já era tão grande que alguns dos migrantes a bordo tentaram chegar a nado até Lampedusa. Foram retirados da água por equipas de resgate do navio.

Espanha sugeriu ao navio que atracasse no porto de Algeciras, mas a viagem demoraria sete dias, o que o comandante do navio diz ser impensável fazer com as condições a bordo, sublinhando que aquele não era um destino seguro.

O impasse terá agora sido desbloqueado com o acordo entre Espanha, Itália e a organização Open Arms.

Continuar a ler
LINK ORIGINAL: Publico

Entornointeligente.com

Nota de Prensa VIP

Smart Reputation

155199