Ministério da Saúde monta 'Sala de Situação' para monitorar casos de hepatite de causa desconhecida

ministerio_da_saude_monta_26_23039_3Bsala_de_situacao_26_23039_3B_para_monitorar_casos_de_hepatite_de_causa_desconhecida.jpg
Entornointeligente.com /

fique por dentro

Eleições Frio intenso Guia de carreira em TI Inflação Elon Musk Ministério da Saúde monta 'Sala de Situação' para monitorar casos de hepatite de causa desconhecida Segundo a pasta, 44 casos da doença foram notificados no país. Desse número, três foram descartados e os demais permanecem em monitoramento. Por Roberto Peixoto, g1

14/05/2022 14h41 Atualizado 14/05/2022

Hepatite aguda em crianças em diversos países gera alerta global

O Ministério da Saúde instalou na última sexta-feira (13) uma «Sala de Situação» para monitorar os casos de hepatite de causa desconhecida em investigação no país. A informação foi divulgada pela pasta neste sábado (14).

É #FAKE que vacina contra Covid cause hepatite grave em crianças Hepatite: tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tipos da doença, que pode levar à morte

Segundo o ministério, a iniciativa tem como objetivo apoiar a investigação de casos da doença notificados em todo Brasil e permitir um levantamento de evidências para identificar as possíveis causas.

44 possíveis casos da doença foram notificados no país, informou a Secretaria de Vigilância em Saúde da pasta . Desses número, três foram descartados e os demais permanecem em monitoramento.

Os casos que permanecem em monitoramento ocorreram nos estados de São Paulo (14), Minas Gerais (7), Rio de Janeiro (6), Paraná (2), Pernambuco (3), Santa Catarina (3), Rio Grande do Sul (3), Mato Grosso do Sul (2) e Espírito Santo (1).

Na última terça-feira (10), segundo a OMS, 348 casos prováveis desta hepatite misteriosa, que teve um aumento repentino entre crianças e adolescentes, foram notificados no mundo . Segundo a organização, foram notificados casos em 20 países, com 70 casos adicionais de outros 13 países que estão pendentes de classificação, à espera da conclusão dos testes.

«A criação dessa sala de situação é muito importante para monitoramento constante e direcionamento das decisões e ações de forma rápida, coordenada e oportuna», informou o secretário de Vigilância em Saúde substituto do Ministério da Saúde, Gerson Pereira.

1 de 1 Hepatite: o que é? Veja sintomas da hepatite misteriosa — Foto: Arte/g1 Hepatite: o que é? Veja sintomas da hepatite misteriosa — Foto: Arte/g1

LINK ORIGINAL: G1 Globo

Entornointeligente.com