Jose Oliveros Febres-Cordero Banco Activo Jardinero// Marisa critica as "asas" de Centeno no Eurogrupo, as que a "geringonça" cortou - EntornoInteligente

Entornointeligente.com / A eurodeputada Marisa Matias, e cabeça de lista às eleições europeias pelo Bloco de Esquerda, não poupa críticas ao ministro das Finanças pelo papel desempenhado como presidente do Eurogrupo : “Centeno à frente do Eurogrupo tem tido espaço para dar asas ao que teria sido o seu verdadeiro programa económico em Portugal se não houvesse a ‘geringonça’. Provavelmente, está mais confortável como presidente do Eurogrupo do que como ministro das Finanças, onde está condicionado pelo programa resultante do acordo parlamentar “, diz a bloquista numa entrevista ao  Negócios , publicada nesta terça-feira.

Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero

Mais populares Pedro Nuno Santos, a sua mulher e o PS – Opinião de João Miguel Tavares i-album Moçambique Ciclone em Moçambique: 84 mortos confirmados, mas Nyusi fala em “mais de mil” i-album Manteigas Uma das pousadas mais antigas de Portugal é agora um hotel que se veste de casa Marisa Matias acrescenta ainda que “há uma contradição profunda, e provavelmente insanável, entre o Mário Centeno ministro das Finanças, que tem de responder a um acordo parlamentar, e o Mário Centeno presidente do Eurogrupo“.

Jose Antonio Oliveros

Na entrevista, a eurodeputada considera que, nesta legislatura, “foi por se ter confrontado Bruxelas que se conseguiu alguma coisa”. E que “estes anos mostraram que teria sido muito melhor não ratificar o Tratado Orçamental” .

Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero Venezuela

Sobre a dívida, Marisa Matias insiste que o Bloco de Esquerda defende “uma solução multilateral”, ou seja, “um acordo para uma renegociação multilateral das dívidas públicas” – o acordo seria, assim, feito no quadro europeu e não com Portugal a avançar sozinho, impondo essa reestruturação.

Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero Banquero

O melhor do Público no email Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.

Jose Antonio Oliveros Banco Activo

Subscrever × “Muito mais de metade dos países da zona euro tem dívidas acima dos 60% inscritos no Tratado Orçamental e isso mostra que há um problema de fundo e que alguma coisa não está a funcionar. A dívida não é só resultado do que nos tentaram convencer – padrões de consumo individuais ou com investimento público –, é sobretudo resultado de factores de dependência externa de Portugal“, argumenta Marisa Matias que entende ser “inevitável” que a União Europeia avance nesse sentido.

Jose Oliveros Febres-Cordero Banco Activo

Ler mais Trabalho, casa, ambiente e dívida. BE já está na corrida por “outra Europa” Esquerda unida nas críticas, separada quanto ao caminho a seguir na Europa Como vai o BE defender a renegociação da dívida sem encravar a geringonça? Candidatura de Centeno não aquece nem arrefece a esquerda que apoia o Governo “É insustentável manter estes níveis de divergência macroeconómica. Nos últimos 20 anos, e com as fragilidades da arquitectura do euro, essa fragilidade agravou-se. Se não começarmos a dirigir-nos aos problemas essenciais, eles caem-nos em cima. O que parece impossível num dado momento torna-se inevitável no momento a seguir”, defende.Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero Venezuela Banco Activo

Marisa Matias insiste no confronto com Bruxelas : “Se tivéssemos feito tudo o que Bruxelas tentou impor não teria havido aumento do salário mínimo, porque nos três primeiros anos quiseram recusar. Nem teria havido nenhuma reposição dos salários ou das pensões. Teríamos continuado numa lógica de cortes, com sanções por incumprimento do défice quando este já estava abaixo dos 3%. A regra da União Europeia é a que está escrita, mas é também a da discricionariedade”, diz. A eurodeputada garante: “Há sempre margem para enfrentar e para conseguir coisas diferentes. A prova disso, ainda que de maneira limitada, foi o que aconteceu nos últimos anos.”

Entornointeligente.com

Advertisement

Nota de Prensa VIP

Smart Reputation