Israel ataca alvos iranianos na Síria horas antes da chegada de Pompeo » EntornoInteligente

Israel ataca alvos iranianos na Síria horas antes da chegada de Pompeo

israel_ataca_alvos_iranianos_na_siria_horas_antes_da_chegada_de_pompeo.jpg
Entornointeligente.com /

Com o vento da mudança a soprar na sua direcção, Israel quer deixar claro que não vai abandonar a política de atacar a presença iraniana na Síria

Israel ataca com frequência alvos iranianos, do Hezbollah libanês e das forças de Bashar al-Assad na Síria . Menos frequente é um ataque com tantos alvos como o desta quarta-feira – e ainda mais raro é o Exército israelita divulgar tantos pormenores sobre um destes ataques, no que parece ter a intenção clara de enviar uma mensagem, agora que a Administração Trump tem os dias contados.

“O que o Irão e a Síria fizeram: colocaram engenhos explosivos improvisados na linha Alpha [a fronteira de facto entre Israel e a Síria] para atacar tropas israelitas. O que nós fizemos: acabámos de atacar alvos da Força Iraniana Quds [unidade de elite dos Guardas da Revolução] e das forças armadas sírias na Síria”, escreveu o Exército israelita no Twitter. Israel explicitou ter atacado “instalações de armazenamento, quartéis-gerais e complexos militares”, tendo atingido “baterias de mísseis terra-ar sírias”, lê-se num comunicado.

Mais populares Há um caso de reinfecção de covid-19 em Portugal EUA: responsável pelas eleições na Georgia diz que foi pressionado a anular votos legais i-album Ásia Manifestantes pró-democracia na Tailândia responderam à polícia com patos de borracha. E os patos ganharam O regime sírio confirmou “a agressão israelita” e deu conta de três militares mortos. Já o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (ONG que conta com uma rede de activistas e médicos na Síria) diz que foram mortos pelo menos dez combatentes, incluindo três oficiais da defesa antiaérea síria e cinco paramilitares “provavelmente de nacionalidade iraniana”.

Na véspera, Israel dissera ter encontrado os engenhos explosivos na parte ocupada dos Montes Golã , falando em “mais uma prova clara do entrincheiramento iraniano na Síria”.

Israel deu o seu maior passo na guerra síria. Mas o que significa? Os israelitas já atacaram centenas de alvos em território sírio desde o início da guerra civil que eclodiu pouco depois da revolta de Março de 2011. Estes ataques cresceram de forma significativa nos últimos dois anos , “no que fontes dos serviços secretos ocidentais descrevem como uma guerra na sombra para reduzir a influência do Irão”, escreve a Al-Jazeera. Uma estratégia que conta certamente com o apoio de Washington.

Esta série de ataques nocturnos foi lançada horas antes da chegada a Israel do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompe o, para uma visita onde serão discutidos temas de interesse comum, como o Irão. Esta viagem é com grande probabilidade a última desta responsável ao país aliado antes da saída de cena de Trump, em Janeiro.

O Governo de Benjamin Netanyahu tem sido um fervoroso apoiante da política iraniana de Trump, que abandonou o acordo internacional sobre o programa nuclear de Teerão e instituiu em troca duríssimas sanções , na chamada política de “máxima pressão”. Pelo contrário, o Presidente eleito, Joe Biden, deseja um regresso dos Estados Unidos ao pacto que permite supervisionar as actividades nucleares do Irão.

O melhor do Público no email Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.

Subscrever × Ler mais Jogos de Guerra no Golfo Pérsico A República Islâmica, como sublinhou esta quarta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, está disponível para “regressar de imediato ao cumprimento total no acordo e a negociações” com as potências envolvidas no pacto de 2015 – para além dos EUA, a França, a Alemanha, o Reino Unido, a Rússia e a China. Para isso, afirmou Zarif, basta que o dirigente eleito pelo Partido Democrata “assegure os compromissos dos EUA” e levante as sanções.

Com o vento da mudança a soprar na sua direcção, Israel quer deixar claro que não vai abandonar a política de atacar a presença iraniana na Síria.

Continuar a ler

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon www.smart-reputation.com >
Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Adscoins

Smart Reputation

Smart Reputation