Inquérito ao Novo Banco abre investigação à divulgação de relatório Costa Pinto » EntornoInteligente

Inquérito ao Novo Banco abre investigação à divulgação de relatório Costa Pinto

inquerito_ao_novo_banco_abre_investigacao_a_divulgacao_de_relatorio_costa_pinto.jpg

Entornointeligente.com / A comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco abriu uma investigação para identificar quem violou o dever de sigilo sobre o relatório Costa Pinto, que foi divulgado na semana passada pelo Observador . O relatório é confidencial . 

O anúncio foi feito pelo presidente da comissão parlamentar de inquérito, Fernando Negrão, no início de mais uma audição. 

Negrão invocou as regras dos inquéritos parlamentares quanto à violação do dever de segredo. “No caso de haver violação de sigilo, a comissão de inquérito deve promover uma investigação sumária e deliberar, por maioria qualificada de dois terços, sobre a sua verificação e a identidade do seu autor”, diz o número 5, do artigo 12.º da Lei 5/93.

O relatório Costa Pinto analisa a actuação do Banco de Portugal até à resolução do BES em 2014. O documento foi entregue pelo supervisor no Parlamento como confidencial. Os deputados da comissão de inquérito decidiram pedir ao Supremo Tribunal de Justiça a anulação da confidencialidade do documento, mas ainda não há decisão sobre este ponto. Portanto, ele continua classificado como confidencial. 

Negrão declarou que “está aberta a investigação sumária” e pediu aos deputados que num período de “três dias” possam dar “informações” ou “sugestões” que permitam esta investigação.

A 13 de Abril, o Observador revelou o conteúdo do relatório Costa Pinto que indica que o Banco de Portugal poderia ter feito mais para evitar os problemas do BES.

 
LINK ORIGINAL: Publico

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon www.smart-reputation.com

Cafecito Informativo

Smart Reputation

Noticias de Boxeo

Boxeo Plus
Boxeo Plus
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Adscoins

Smart Reputation

Smart Reputation