Infecção de Ronaldo lança alerta à população: "ninguém está livre" da covid-19 » EntornoInteligente
Entornointeligente.com /

O caso do futebolista internacional português Cristiano Ronaldo, que foi diagnosticado com covid-19 esta terça-feira , pode servir como novo alerta à população de que “ninguém está livre”, disse à Lusa o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública.

Mais populares Do “Mini” ao Max: os novos iPhone são todos 5G 21 medidas para famílias, pensionistas, trabalhadores, empresas e até animais i-album Fotografia Na Colômbia, pescam-se corpos e “adoptam-se” mortos para chorar a guerra civil “Já sabíamos que ninguém estava livre de poder ser infectado. Esta situação dá um mediatismo maior. Viraliza a situação perante a opinião pública de que ninguém está livre de desenvolver a infecção. Pode despertar a atenção das pessoas para a necessidade de cumprir as medidas pedidas pelas autoridades de saúde”, referiu Ricardo Mexia.

Pelo mesmo caminho vai o virologista Pedro Simas, que considerou que “se há algo de positivo nesta situação” é essa chamada de atenção para a importância da responsabilidade individual de cada um, de “usar a máscara” e adoptar outras medidas preventivas, até porque “se chegou à selecção, pode chegar a qualquer lado”.

Simas lembra que o caso estará enquadrado dentro de “regras bem definidas” pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), pela Direcção-Geral da Saúde e pela UEFA, “que dizem o que tem de ser feito”. Ainda assim, “a partir do momento em que alguém é diagnosticado como infectado, os outros estão potencialmente infectados “, seja em que contexto for. Na selecção A, já José Fonte e Anthony Lopes tinham sido afastados por estarem infectados.

Como “já não é a primeira situação”, Ricardo Mexia diz presumir que “haja regras nesse protocolo [da FPF] sobre o que deve acontecer”, além de todos os procedimentos habituais realizados aquando de um caso positivo, da avaliação do risco e da situação à adopção, ou não, de medidas de saúde pública. “Aqui existe um protocolo, que eventualmente tem regras concretas, e que deve ser aplicado”, atirou.

Tendo em conta que os jogadores da selecção foram testados esta terça-feira, todos com resultado negativo, segundo comunicou a FPF, mas que Ronaldo é já o terceiro jogador com teste positivo, o especialista lembra que qualquer um pode “ser testado hoje” e ter um teste negativo e “amanhã já dar positivo”. “Potencialmente, poderá haver outros que tenham essa situação. É percebendo o que se passa no protocolo da FPF que se torna mais fácil avaliar”, comentou.

O melhor do Público no email Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.

Subscrever × O capitão da selecção portuguesa Cristiano Ronaldo foi diagnosticado com covid-19 e vai falhar o encontro de quarta-feira com a Suécia, da Liga das Nações, revelou esta terça-feira a FPF. “Cristiano Ronaldo foi dispensado dos trabalhos da selecção nacional após teste positivo para covid-19, pelo que não defrontará a Suécia. O internacional português está bem, sem sintomas e em isolamento”, lê-se numa nota publicada no site oficial do organismo.

“Na sequência do caso positivo, os restantes jogadores realizaram novos testes esta terça-feira de manhã, todos com resultado negativo, e estão à disposição de Fernando Santos para o treino desta tarde, na Cidade do Futebol”, acrescentou a FPF. Ronaldo é o terceiro jogador de Portugal a estar infectado com o novo coronavírus, depois de José Fonte e Anthony Lopes , com os três futebolistas a terem sido afastados do estágio da selecção nacional.

Continuar a ler
LINK ORIGINAL: Publico

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon
>

Más info…

Smart Reputation

Prince Julio César en NYFW 2020

Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Prince Julio Cesar en el New York Fashion Week Spring Summer 2021

Publicidad en Entorno

Advertisement

Adscoins

Smart Reputation