Guerra na Ucrânia: Finlândia e Suécia pedem formalmente adesão à Otan

guerra_na_ucrania_finlandia_e_suecia_pedem_formalmente_adesao_a_otan.jpg
Entornointeligente.com /

BRUXELAS – Finlândia e Suécia apresentaram formalmente suas propostas de adesão à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), na manhã desta quarta-feira. Com a decisão, deixam de lado décadas de neutralidade estratégica, para abraçar a aliança militar, em uma transformação incrivelmente rápida provocada pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

Os enviados finlandeses e suecos entregaram cartas expressando o interesse de suas nações ao secretário-geral Jens Stoltenberg, na sede da aliança, em Bruxelas. Stoltenberg disse que a Otan buscaria admitir ambas as nações em um processo acelerado.

Análise:   Finlândia e Suécia na Otan. Proteção ou provocação?

Os dois estados nórdicos, que têm relações estreitas com a Otan, mas há muito tempo permanecem não alinhados militarmente, viram a opinião pública inclinar-se fortemente a favor da adesão à aliança, desde que a invasão da Ucrânia pela Rússia abalou a segurança europeia.

Contra:  Turquia se opõe à entrada de Finlândia e Suécia na Otan

Se ambos forem admitidos, isso marcaria a expansão mais significativa da Otan em quase duas décadas, aumentando o número de membros da organização para 32 nações e acrescentando centenas de quilômetros adicionais de fronteira com a Rússia.

Retaliação No sábado passado, a Rússia suspendeu o fornecimento de eletricidade para a Finlândia . A informação foi confirmada pela operadora de energia finlandesa. A medida é vista como uma retaliação após o país oficializar a intenção de ingressar na Otan, aproximando militares do Ocidente da fronteira russa.

Corrida armamentista:   Moscou ameaça instalar armas nucleares perto do Mar Báltico se Finlândia e Suécia aderirem à Otan

Apesar da ofensiva, o crescimento potencial da Otan é um exemplo de como a decisão do presidente Vladimir Putin. de invadir a Ucrânia, saiu pela culatra. O líder russo descreveu a expansão da Otan para o leste como uma das razões pelas quais ele se sentiu compelido a enviar tropas e tanques para a Ucrânia, mas em vez de fraturar a aliança ocidental, a agressão da Rússia até agora a fortaleceu.

O Globo, um jornal nacional:   Fique por dentro da evolução do jornal mais lido do Brasil

LINK ORIGINAL: OGlobo

Entornointeligente.com