EntornoInteligente | Primeiros imigrantes deixados em acampamento fronteiriço no México entram nos EUA » EntornoInteligente

EntornoInteligente | Primeiros imigrantes deixados em acampamento fronteiriço no México entram nos EUA

entornointeligente_primeiros_imigrantes_deixados_em_acampamento_fronteirico_no_mexico_entram_nos_eua.jpg
Entornointeligente.com /

Na semana passada, alguns migrantes tiveram permissão para entrar em San Ysidro, na Califórnia

CIDADE DO MÉXICO – Cerca de 30 requerentes de asilo de um acampamento fronteiriço mexicano que se tornou um símbolo das restrições à imigração da era Trump entraram nos Estados Unidos nesta quinta-feira, marcando mais uma reversão de uma politica do governo anterior por Joe Biden.

 A autorização da entrada nos EUA de um grupo de imigrantes integra uma nova política que visa acabar com as adversidades enfrentadas em perigosas cidades fronteiriças.

A Organização Internacional para as Migrações da ONU (OIM)  disse que o grupo inicial era composto por 27 pessoas que viviam em um acampamento improvisado em Matamoros, em frente a Brownsville, no Texas.

Algumas pessoas moravam lá há mais de um ano, obedecendo ordens do polêmico programa de Protocolos de Proteção ao Migrante (PPM), do ex-presidente Donald Trump, que exige que os requerentes de asilo aguardem no México por audiências nos tribunais dos EUA.

Após fazer uma campanha prometendo oferecer tratamento mais solidário a imigrantes, Biden agora tenta desemaranhar uma complicada teia de restrições nas fronteiras adotada durante o governo anterior. Mais de 25 mil pessoas atualmente esperam no México para terem seus pedidos processados.

Antes de Trump implementar o PPM  no início de 2019, as famílias que buscavam asilo eram normalmente detidas por um curto período e, em seguida, liberadas nos Estados Unidos para aguardar o julgamento de seus casos.

Segundo ativistas da imigração, muitas famílias foram vítimas de violência sexual e de sequestros, sem acesso à Justiça no México.

— O acampamento é um espaço que apresenta múltiplos riscos para os migrantes — disse Misael Hernandez, pesquisador sobre questões migratórias do Colegio de la Frontera Norte.

As baixas temperaturas na fronteira dos Estados Unidos com o México tornaram o acampamento de Matamoros uma prioridade, disse o Departamento de Segurança Interna na quarta-feira.

Aqueles que desejam entrar nos Estados Unidos sob a nova iniciativa de Biden devem primeiro se registrar online e apresentar um teste recente de resultado negativo para o coronavírus.

PUBLICIDADE Funcionários do governo enfatizaram que um número restrito de migrantes seria processado inicialmente, e aqueles que esperaram mais tempo teriam prioridade. Espera-se que, ao pouco, milhares de pessoas sejam autorizadas a aguardar o processamento de seus pedidos de asilo dentro dos EUA.

Biden segue uma abordagem cautelosa para evitar o incentivo à migração de famílias centro-americanas que poderia superlotar as instalações,  que abrigam comunidades que lutam contra o coronavírus.

Na semana passada, alguns migrantes tiveram permissão para entrar em San Ysidro, na Califórnia.

Francisco Gallardo, que dirige um abrigo para migrantes em Matamoros e fornece ajuda humanitária no campo, elogiou a notícia de que o processo havia começado em Matamoros, mas disse que deveria ter acontecido antes.

— É bom que eles estejam fazendo isso, mas infelizmente estão chegando tarde — disse ele.

O instituto de migração do México não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon www.smart-reputation.com >
Smart Reputation

Noticias de Boxeo

Boxeo Plus
Boxeo Plus
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Adscoins

Smart Reputation

Smart Reputation