Empobrecimento ilícito » EntornoInteligente

Empobrecimento ilícito

empobrecimento_ilicito.png

Entornointeligente.com / Muito se tem discutido, e bem, o combate ao enriquecimento ilícito. É preciso legislar, fazer cumprir a lei, continuar sempre vigilante. José Sócrates e a Operação Marquês tiveram o mérito de trazer para cima da mesa este tema e torná-lo relevante na agenda da justiça e da política portuguesa. O Presidente da República deu o pontapé de saída para o debate, mas a centralidade do assunto foi, curiosamente, trazida por Sócrates.

Os partidos tomaram posição sobre o tema, entre os quais se destacaram o PCP e o BE. Já o PSD, de Rui Rio, parece andar a reboque da atualidade e dos restantes movimentos políticos. O partido laranja continua a revelar uma espécie de crise de identidade e o atraso com que, tantas vezes, se pronuncia perante grandes temas fazem que os portugueses, e até alguns membros do próprio partido, se questionem se o PSD continua a ser a maior força da oposição.

Neste momento, já há uma maioria para legislar no parlamento sobre o enriquecimento ilícito. António Costa, primeiro-ministro, diz-se alinhado com a proposta enviada pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses à Assembleia da República. Falta ainda é o consenso. O que está em causa é a criminalização desta prática. Este tema, umbilicalmente ligado à corrupção, corrói as sociedades, as instituições, os países. E quanto mais tarde se atuar, mais cedo os cidadãos perdem a confiança no sistema.

Fechar Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.

Subscrever Se o enriquecimento ilícito preocupa os portugueses, julgo que o empobrecimento ilícito preocupa ainda mais. A pandemia está a fazer vítimas económicas e sociais e é sobre esta realidade dramática, que afeta tantos milhares de concidadãos, que é preciso focar, ajudar, contribuir para minorar o impacto dos efeitos da covid-19. Não sei se no final de tudo isto sairemos mais fortes – como sempre quis acreditar -, mas sei que teremos aprendido várias lições sobre a nossa capacidade intrínseca e extrínseca de motivação, de resiliência e a nossa aptidão (quase infindável) de continuar a resistir.

LINK ORIGINAL: Diario Noticias

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon www.smart-reputation.com

Smart Reputation

Noticias de Boxeo

Boxeo Plus
Boxeo Plus
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Adscoins

Smart Reputation

Smart Reputation