Dia de Finados: missas, cultos e orquestra nos cemitérios; confira a programação - EntornoInteligente
Entornointeligente.com /

RIO — Data inspirada em diversas tradições da Antiguidade, presente em quase todas as culturas antigas, o Dia de Finados foi celebrado no Rio em diversos cemitérios, que ficaram cheios de pessoas celebrando a memória daqueles que se foram.

No São João Batista, em Botafogo, Zona Sul, o dia tem missas de hora em hora no Cruzeiro, como é chamada a área onde estão enterrados os corpos de famosos como Santos Dumont, Carmem Miranda, Vicente Celestino, Tom Jobim, Francisco Alves, Clara Nunes e Cazuza.

— Minha família inteira está enterrada em São Paulo, mas como eu moro no Rio venho aqui orar pela memória deles — diz uma senhora de 70 anos, que prefere não se identificar.

A missa do meio-dia será presidida pelo bispo-auxiliar na Arquidiocese do Rio, Dom Antonio Augusto Dias Duarte.

LEIA: Cemitérios: Justiça aprova fim da cobrança de taxa de manutenção de jazigos comprados até 2014

A programação tem ainda ações de culto afro-brasileiro e serviços sociais, além de outras celebrações na capela. Único cemitério da Zona Sul, o São João Batista tem cerca de 25 mil túmulos e aproximadamente 65 mil corpos sepultados. É a necrópole onde está sepultada a maior quantidade de chefes de estado do Brasil e um ex-presidente do conselho de ministros de Portugal, Marcelo Caetano. O cemitério funciona até as 17h.

No São João Batista, teve música durante o dia de Finados Foto: Bruno Calixto

Quem passar pela rua principal do cemitério, apelidada de Vieira Souto, por nela estarem localizados os túmulos de celebridades como Luís Carlos Prestes, será recebido por música. O violinista Rafael Telles, integrante da Orquestra Sinfônica da UFRJ, executa de “Ave Maria”, do austríaco Franz Peter Schubert, a “Cavalleria Rusticana”, do italiano Pietro Mascagni.

— Nada mais apropriado para homenagear tantos músicos importantes que partiram. Além dos clássicos europeus tem a bossa nova de Tom Jobim – informa o músico, escalado para tocar até 14h.

PUBLICIDADE O movimento de gente no São João Batista  vai aumentando com o passar do dia, e o leque de atrações musicais também. Na porta do cemitério, do lado de dentro, o saxofonista Glauco Cerejo toca standards de jazz, de Frank Sinatra a Nat King Cole.

A concessionária Rio Pax, que administra o local, colocou um quadro imenso na entrada para o público deixar mensagens. Tem desde desejo de paz no Rio a pedido de reconciliação.

A venda de flores para o Dia de Finados é uma tradição na homenagem aos entes nos cemitérios. Na porta do São João Batista desde a última quinta-feira (31), o vendedor Marcelo Lessa Jacinto saiu cedo de Itaboraí para madrugar no Cadeg e garantir o estoque.

— Cheguei lá 1h30 da madrugada de hoje para conseguir as melhores flores, tem muita concorrência. O preço cai muito — afirma o florista, que no dia a dia tem uma banca na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

Confira a programação nos cemitérios: Cemitério do Caju Das 8h às 16h: missas acontecerão de hora em hora.

  9h: será inaugurado o Velário Novo Caju e o também o Painel de Homenagens, onde familiares poderão deixar mensagens para parentes enterrados no cemitério.

  10h e 14h30: no jardim do Crematório Novo Caju, Orquestra Maré do Manhã.

  11h30: Dom Orani Tempesta fará celebração com benção especial.

  16h: missa com padre Marcio Luiz. São João Batista (Botafogo) Das 8h às 17h: missas de hora em hora na capela. A do meio-dia será presidida por Dom Antonio Augusto Dias Duarte, bispo-auxiliar na Arquidiocese do Rio.

  Das 10h às 16h: música instrumental com o saxofonista Glauco Cerejo e o violonista Moabe Vettore.

  Outras ações: culto afro-brasileiro, serviços sociais e a presença da igreja evangélica Jardim da Saudade Sulacap 8:40: inauguração de Monumento ao Cristo Redentor.

  9h: missa Solene celebrada por Dom Orani Tempesta pelos falecidos e em intenção do Rio de Janeiro.

  De 10 h às 12h: apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e do Coral Infanto- Juvenil Gramachinhos.

  J ardim da Saudade de Paciência 10h: concerto – Manifesto  ” Amor pelo Rio de Janeiro” com os músicos do Teatro Municipal

  11h: missa católica Cemitério de Inhaúma Das 8h às 16h: missas de hora em hora. A das 9h será presidida por Dom Juarez Delorto Secco. Cemitério do Pechincha (Jacarepaguá) Missas às 9h, 10h30, 11h, 12h, 13h, 14h e 15h. A celebração das 10h30 será com Dom Roque Costa Souza. Cemitério de Irajá Das 8h às 17h: missas de hora em hora. A das 15h será celebrada por Dom Juarez Delorto Secco. Cemitério do Cacuia (Ilha) Missas às 8h, 9h, 10h, 11h, 15h e 17h. Cemitério do Murundu (Padre Miguel) Missas às 8h, 10h, 14h e 16h.
LINK ORIGINAL: OGlobo

Entornointeligente.com

Adscoins

Nota de Prensa VIP

Smart Reputation