Covid-19: somos todos SNS » EntornoInteligente
Entornointeligente.com /

A covid-19 foi e é um enorme desafio para qualquer sistema de saúde. É um desafio à escala regional, à escala nacional, e mesmo para a União Europeia, porque se trata de um problema global que necessita de respostas articuladas no plano internacional. Talvez por isso, no discurso do Estado da União , a presidente da Comissão Europeia tenha sugerido a criação de uma União Europeia da Saúde com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta a novas crises globais.

A pandemia pelo coronavírus demonstrou também a robustez do Serviço Nacional de Saúde para fazer face a esta terrível catástrofe. De facto, os países com sistemas públicos e universais de proteção da saúde, bem geridos e organizados, foram também aqueles que tiveram melhor nível de desempenho, ao minimizar os efeitos deletérios da pandemia. Não obstante, mesmo nos países mais desenvolvidos existiram sempre carências, dado que a imprevisibilidade da pandemia, e a falta de evidência científica rigorosa sobre o controlo epidemiológico do coronavírus, sobre os melhores métodos de tratamento, e mesmo sobre a eficácia das múltiplas vacinas, fazem com que seja difícil planear adequadamente as atividades da saúde. Ainda assim, o SNS mostrou uma enorme capacidade de resiliência, sendo de louvar o extraordinário empenho de médicos, enfermeiros e de outros profissionais de saúde.

Mais populares Mais 121 concelhos e 7,1 milhões de portugueses com novas medidas de restrição — regressa o dever de ficar em casa e o teletrabalho obrigatório Mais 121 concelhos e 70% dos portugueses com novas medidas de restrição — devem ficar em casa e teletrabalho é obrigatório i-album Fotografia Neste Apartamento , Igor liberta-se de corpo e género Mas, um planeamento adequado da atividade do SNS deve ter em linha de conta as assinaláveis diferenças regionais existentes no nosso território nacional. Importa olhar para as diferentes regiões administrativas do país com a necessária acuidade de modo a perceber as diferenças socioeconómicas, geográficas, e mesmo a nível dos padrões de saúde e de doença. Pode questionar-se, por exemplo, porque é que o interior do distrito do Porto tem sido tão fustigado pela covid-19. Sendo nesta área geográfica do país que se encontra o foco inicial da pandemia, quer na primeira, quer na segunda vaga.

Ou seja, é necessário um adequado planeamento no plano dos recursos humanos, mas também dos equipamentos da saúde. Ouvindo aqueles que estão mais próximos dos cidadãos – nomeadamente os autarcas – pode-se perceber melhor quais as reais carências da população, sobretudo nos territórios de baixa densidade, no interior do país, ou nas zonas de maior densidade populacional, mas com problemas estruturais de outra natureza. Por maioria de razão, sabendo-se que existe, ainda hoje, uma distribuição assimétrica de médicos e outros profissionais de saúde, importa planear a longo prazo, sobretudo tendo em atenção a realidade demográfica dos profissionais de saúde. 

“Somos todos SNS” deve passar a ser o lema dos Portugueses nos próximos meses se queremos ultrapassar esta segunda vaga da pandemia com firmeza e sem sobressaltos Partilhar citação Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Assim, seria importante para efeito de controlar a pandemia, mas, também, de planear adequadamente as atividades do SNS a nível territorial, proceder a uma avaliação detalhada das múltiplas variáveis regionais que permitem diferenciar o território nacional, sendo que a participação ativa dos diferentes agentes da sociedade é essencial para alcançar este objetivo. Esta “integração descentralizada” da saúde seria um importante contributo para um Serviço Nacional de Saúde ainda mais robusto e mais resiliente.

O melhor do Público no email Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.

Subscrever × Assim, dada a importância fundamental do SNS quer na proteção da saúde dos Portugueses, quer na resposta a esta terrível pandemia, sugiro uma união de todos nós em torno do Serviço Nacional de Saúde.

Todos os portugueses, incluindo as diferentes forças vivas da sociedade, devem entender que este é o momento de nos unirmos aos profissionais de saúde e de valorizar o SNS, deixando a litigância política e social para a fase pós-pandémica. “Somos todos SNS” deve passar a ser o lema dos Portugueses nos próximos meses se queremos ultrapassar esta segunda vaga da pandemia com firmeza e sem sobressaltos.

Ler mais O momento do SNS Em resposta à carta aberta à ministra da Saúde, subscrita por bastonários da Ordem dos Médicos SNS: The day after covid-19 O autor escreve segundo o novo acordo ortográfico

Continuar a ler
LINK ORIGINAL: Publico

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon >

Más info…

Smart Reputation

Prince Julio César en NYFW 2020

Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Prince Julio Cesar en el New York Fashion Week Spring Summer 2021

Publicidad en Entorno

Advertisement

Adscoins

Smart Reputation