Covid-19: Madeira vai testar alunos, professores e funcionários das escolas » EntornoInteligente

Covid-19: Madeira vai testar alunos, professores e funcionários das escolas

covid_19_madeira_vai_testar_alunos_2C_professores_e_funcionarios_das_escolas.jpg

Entornointeligente.com / A Madeira vai testar à covid-19 toda a população escolar no arranque do segundo período lectivo, anunciou esta quinta-feira o presidente do governo regional, Miguel Albuquerque, durante uma conferência de imprensa que se seguiu ao início da vacinação contra o novo coronavírus no arquipélago.

A região autónoma, explicou, tem um stock de 100 mil testes antigénio, e vai utilizar parte para testar as cerca de 52 mil pessoas que compõem o universo escolar da Madeira: 42 mil alunos, seis mil professores e quatro mil funcionários não docentes.

” Vamos fazê-lo no sentido de garantir mais segurança a todos “, disse Albuquerque, sem se comprometer com um calendário definido para os testes. “Vão ser feitos de forma progressiva”, adiantou, considerando que não se justifica estar com “grandes ansiedades” com a abertura dos estabelecimentos de ensino, que acontece na próxima segunda-feira. “As escolas têm um sistema organizado  – aliás, como se viu durante estes meses – que permite detectar, controlar e monitorizar os casos de infecção”, argumentou, admitindo que, com a reabertura das escolas, é expectável que o número de casos aumente.

“É provável que aconteça um aumento de casos, mas conseguimos controlar melhor este universo populacional”, afirmou, depois de revelar que o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) pediu a todos os laboratórios nacionais amostras de casos testados de pessoas que tenham passado pelo Reino Unido nos últimos dias.

“O INSA mandou este ofício a todos os laboratórios”, disse, mostrando o documento aos jornalistas que queriam saber quem tinha razão: se as autoridades regionais de saúde, que divulgaram esta semana que um dos casos de infecção pela estirpe do Reino Unido detectados na Madeira era proveniente da região de Lisboa e Vale do Tejo, se o Instituto Ricardo Jorge, que não reconhecia esse caso. “Se esta nova variante do vírus está em toda a Europa, acho muito estranho que não esteja no continente”, afirmou Albuquerque.

Esta semana, a Direcção Regional de Saúde da Madeira confirmou a existência de 18 casos de infecção associados à nova estirpe do vírus SARS-CoV-2, que foi identificada primeiro no Reino Unido, precisando que esses casos se referem a turistas, emigrantes e um cidadão continental.

Desde o início da pandemia, a Madeira tem um total de 1687 infecções (números de quarta-feira), 610 dos quais activos, e um acumulado de 14 óbitos associados à covid-19.

Ler mais Vacinação contra covid-19 arranca na Madeira: “Isto começa agora a acabar, mas ainda não acabou”
LINK ORIGINAL: Publico

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon www.smart-reputation.com >
Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Adscoins

Smart Reputation

Smart Reputation