Com métodos mais modernos, diagnóstico de metástase não significa sentença de morte » EntornoInteligente

Com métodos mais modernos, diagnóstico de metástase não significa sentença de morte

com_metodos_mais_modernos_2C_diagnostico_de_metastase_nao_significa_sentenca_de_morte.jpg

Entornointeligente.com / RIO — Ter um diagnóstico de metástase não é mais sinônimo de receber uma sentença de morte. Na última década, de acordo com especialistas, houve uma verdadeira revolução no tratamento de câncer em geral. A inovação começa desde um diagnóstico mais eficiente, que mostra exatamente o tipo de tumor foi encontrado, até a remédios que combatem especificamente a célula cancerígena, diminuindo os efeitos colaterais do tratamento.

Estratégia:   Coronavírus usa pigmento verde do sangue para se esconder de anticorpos

Segundo Mônica Stiepcich, patologista com doutorado em Oncologia e é Assessora Médica em Anatomia Patológica no Grupo Fleury, houve uma grande evolução nos exames de imagem, o que possibilita uma melhor identificação das características biológicas do câncer, assim como o desenvolvimento de painéis de expressão gênica e de mutações genéticas.

— Cada vez a gente consegue fazer uma análise mais detalhada e profunda, e, usando a inteligência artificial e a bioinformática, correlacionar todas essas características novas dos tumores, com as características clínicas dos pacientes e com as respostas às novas drogas que estão sendo inventadas. Tudo está se desenvolvendo junto — explica.

Na avaliação do oncologista Carlos Gil, diretor científico do Grupo Oncoclínicas do Brasil, o grande avanço deste novo momento é o maior conhecimento que se tem sobre “a biologia da célula do câncer, o que se tem por trás dela, os mecanismos que levam a sua geração e manutenção e, por exemplo, a geração de metástases”.

Coronavírus:   Ministro da Saúde vai lançar protocolo para uso de medicamentos contra Covid-19, incluindo cloroquina, de ineficácia comprovada

— Esses novos conhecimentos é que têm levado a ganhos em termos de controle de doença e de expectativa de vida. Podemos dizer sim que, para alguns tipos de câncer, a existência de metástase não é necessariamente uma sentença de morte. Ainda há casos que podem ser considerados curáveis — afirma.

Imunoterapia reforça defesa do paciente A metástase é a disseminação de células tumorais malignas que se desprendem do tumor inicial e se instalam em órgãos distantes de onde o câncer surgiu pela primeira vez. Essa “migração” ocorre pela corrente sanguínea ou pelo sistema linfático.

PUBLICIDADE A imunoterapia é um dos tratamentos mais novos no combate ao câncer, e já está sendo utilizado no Brasil em alguns casos. A célula cancerígena possui mecanismos que bloqueiam a atuação das células do nosso sistema imunológico. Este novo tipo de terapia quebra este bloqueio, liberando o sistema imunológico para fazer seu serviço de proteção.

— Além da imunoterapia, temos alguns tratamentos oncológicos mais específicos, melhores procedimentos cirúrgicos e uma radioterapia que evoluiu, com aparelhos mais modernos e técnicas melhores. Em todos os campos tivemos evolução, o que sem dúvida está trazendo para os pacientes, não só uma expectativa melhor, como a transformação o câncer em uma doença mais crônica — finaliza Alexandre Palladino, chefe da Oncologia Clínica do Inca.

O Globo, um jornal nacional:   Fique por dentro da evolução do jornal mais lido do Brasil

LINK ORIGINAL: OGlobo

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon www.smart-reputation.com

Smart Reputation

Noticias de Boxeo

Boxeo Plus
Boxeo Plus
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Adscoins

Smart Reputation

Smart Reputation