fique por dentro
Eleições Agentes aliados da milícia Artistas e dinheiro público Elon Musk no Brasil Mistério no espaço Cidade de SP tem madrugada mais fria do ano nesta sexta, com média de 6,3°C, segundo CGE Madrugada foi a mais fria de 2022 e também a mais fria para o mês de maio desde 2004, segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Registro, de 6,3°C, considera a média das temperaturas mínimas registradas nas diversas estações meteorológicas da prefeitura. Por g1 SP — São Paulo
20/05/2022 16h55 Atualizado 20/05/2022
1 de 2 Com a chegada de uma frente fria a São Paulo, vendedores ambulantes da região central da cidade aproveitam para aumentar o seu faturamento com a venda de luvas, toucas e cachecóis, nesta quarta-feira, 18 de maio — Foto: CELSO LUIX/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO Com a chegada de uma frente fria a São Paulo, vendedores ambulantes da região central da cidade aproveitam para aumentar o seu faturamento com a venda de luvas, toucas e cachecóis, nesta quarta-feira, 18 de maio — Foto: CELSO LUIX/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo registrou na madrugada desta sexta-feira (20) a menor temperatura do ano para a cidade , com apenas 6,3°C.
Padre Júlio chora ao atender morador de rua com hipotermia Saiba onde e como doar roupas de frio e cobertores em SP
Este valor considera a média das temperaturas mínimas verificadas nas diversas estações meteorológicas da prefeitura. O recorde anterior, para o CGE, era da última quarta-feira (18), com a média da mínima de 7,0°C.
Também nesta madrugada foi verificada a menor temperatura mínima absoluta, ou seja, aquela medida em apenas uma estação do CGE. A estação meteorológica de Capela do Socorro, na Subprefeitura de Parelheiros, Zona Sul, aferiu 1,1°C.
2 de 2 Região da Capela do Socorro, na Zona Sul de São Paulo, em foto de maio de 2020 — Foto: Gabriela Gonçalves/G1 Região da Capela do Socorro, na Zona Sul de São Paulo, em foto de maio de 2020 — Foto: Gabriela Gonçalves/G1
Até então, a menor temperatura absoluta, de 3,3°C, havia sido registrada nas estações de Capela do Socorro e Engenheiro Marsilac, ambas localizadas na Subprefeitura de Parelheiros, na quinta (19).
Apesar do recorde verificado pelo CGE, o dado oficial de temperatura da capital é medido na estação meteorológica Mirante de Santana , do Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet ).
A estação meteorológica do Mirante de Santana tem a série histórica mais antiga da cidade e é onde são registradas as temperaturas máximas e mínimas oficiais para a capital.
Segundo os dados do Inmet , a menor mínima e a menor máxima deste ano nesta estação ocorreram na última quarta-feira (18).
Recordes do Inmet
A cidade de São Paulo registrou na quarta-feira (18) a tarde mais fria para um mês de maio em toda a série histórica , segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet ).
A máxima foi de apenas 12,3ºC na capital , segundo a medição da estação automática Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo . Esta é a menor temperatura máxima registrada para o mês desde 1961, quando tiveram início as medições diárias na estação.
Antes do recorde desta quarta, a menor máxima para maio havia ocorrido em 17 de maio de 1977, quando foram registrados 12,6ºC.
Baixas temperaturas escancaram drama de quem não tem um lar para viver
A cidade também registrou a menor temperatura mínima em 32 anos na quarta (18), com 6,6ºC marcados na estação convencional do Mirante de Santana , do Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet ), entre 6h e 7h.
Entre 1940 e 1990, com outro padrão climático, houve temperaturas ainda mais baixas verificadas na cidade no mês de maio, explica o meteorologista do Inmet Franco Nadal. Na série histórica do instituto, a mais baixa temperatura verificada neste mês foi em 31 maio de 1979, com apenas 2,2ºC.
VÍDEOS: Tudo sobre São Paulo e região metropolitana
200 vídeos
LINK ORIGINAL: G1 Globo