CDU vai defender regionalização e reposição das freguesias » EntornoInteligente

CDU vai defender regionalização e reposição das freguesias

cdu_vai_defender_regionalizacao_e_reposicao_das_freguesias.jpg

Entornointeligente.com / A Coligação Democrática Unitária (CDU) apresenta esta terça-feira, em Lisboa, uma declaração sobre as eleições autárquicas do final do ano, em que se compromete a defender a regionalização e a reposição das freguesias.

Esta posição é defendida numa declaração pública que será divulgada esta tarde, em Lisboa, num encontro com dirigentes dos dois partidos que formam a CDU , Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, Heloísa Apolónia, do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), e João Geraldes, da associação Intervenção Democrática (ID).

No texto, a coligação eleitoral afirma que “marcará presença em todo o território nacional com os seus candidatos, o seu projecto, os seus compromissos e programas” e assume pelo menos dois compromissos: bater-se pela regionalização do país e a reposição das freguesias .

Contra os que “invocam falsamente a descentralização” para a impedirem, “a CDU inscreve, sem hesitações, a regionalização como factor de coesão e desenvolvimento do país, a reposição das freguesias liquidadas contra a vontade das populações como elemento essencial de proximidade e representação de interesses locais”, lê-se no texto.

Nos últimos meses, PCP e PEV tem vindo a defender a criação das regiões administrativas , com recurso a referendo, após o chumbo na consulta de 1998, contra a opinião do PS, que tem optado pela descentralização e democratização das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

Em 2013, durante o Governo PSD/CDS, a reforma administrativa agregou ou extinguiu 1168 freguesias para as 3092 que existem actualmente.

Em Janeiro de 2021, PCP, PEV e Bloco de Esquerda viram ser chumbadas propostas na Assembleia da República para repor as freguesias antes das eleições locais previstas para o Outono deste ano.

A coligação eleitoral entre comunistas e verdes já teve, ao longo de mais de 40 anos, várias denominações — começou como Frente Eleitoral Povo Unido (FEPU), incluindo também o MDP/CDE, transformou-se em Aliança Povo Unido (APU) em 1979 e CDU em 1987.

LINK ORIGINAL: Publico

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon www.smart-reputation.com

Smart Reputation

Noticias de Boxeo

Boxeo Plus
Boxeo Plus
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Adscoins

Smart Reputation

Smart Reputation