BRASIL: Ucrânia prepara retirada de soldados da Crimeia - EntornoInteligente

Entornointeligente.com / G1 Globo / O chefe do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia , Andriy Parubiy, revelou nesta quarta-feira que o país está fazendo planos para retirar seus soldados e suas famílias da Crimeia, a península no sul do país que recentemente votou por passar a integrar a federação Russa.

Andriy Parubiy disse que o país quer retirá-los ‘rápida e eficientemente’ para a Ucrânia continental, depois que forças pró- Rússia capturaram duas bases navais na Crimeia – incluindo o quartel-general da Marinha da Ucrânia.

Forças subordinadas à Rússia invadiram o quartel-general da marinha ucraniana em Sevastopol. Autoridades da Ucrânia afirmaram que o comandante da instalação, Serhiy Hayduk. foi levado pelos invasores e é mantido sob custódia.

Kiev deu um ultimato à Rússia para libertá-lo em um prazo de três horas.

Bases Segundo testemunhas, colunas de militares ucranianos foram vistos saindo da unidade militar levando seus pertences.

Contudo, uma fonte que está dentro da base disse à BBC pode telefone que cerca de cem militares ucranianos fizeram barricadas e tentaram ressitir. Até o início da tarde desta quarta-feira não havia registro de mortos ou feridos na ação.

Outra base naval ucraniana no oeste da península da Crimeia , Novoozerne, também foi tomada por forças ligadas à Rússia.

O governo de Kiev diz que dois de seus ministros foram impedidos de entrar na Crimeia para negociar.

Na terça-feira, líderes da Crimeia assinaram um tratado com Moscou para que a península seja absorvida pela Rússia.

Con Información de G1 Globo

Entornointeligente.com

Add comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Follow Me

.