BRASIL: Na Câmara, PT já negocia espaço na Mesa Diretora e principais comissões - EntornoInteligente

Entornointeligente.com / OGlobo / BRASÍLIA – Após ficar a “pão e água” na gestão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), fora da Mesa Diretora da Câmara e das principais comissões temáticas, o PT negocia com os candidatos à presidência da Casa a ocupação de alguns destes espaços como contrapartida para um eventual apoio.

Veja também PT vive dilema entre manter cargos ou coerência na eleição do Senado Deputado do PDT entra no STF para tentar barrar candidatura de Rodrigo Maia Rosso tenta adiar eleição para a presidência da Câmara, mas Maia nega Pelo tamanho de sua bancada, a segunda maior, com 58 deputados, o partido deseja ocupar a primeira secretaria, responsável pela área administrativa, uma vez que o PMDB, com 65, deve optar pela primeira vice-presidência. A reivindicação foi levada em conversas nesta semana com o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com Jovair Arantes (PTB-GO), nome forte do “centrão”.

Na avaliação dos petistas, Maia é favorito e, portanto, tem maior condição de cumprir o acordo. Mas para fechar a negociação com o atual presidente, o PT terá de deixar sem apoio André Figueiredo (PDT-CE), que se lançou semana passada. Os petistas mais pragmáticos defendem que é mais importante para a legenda uma composição que lhes assegure espaços de poder do que uma candidatura oposicionista que seria apenas “para marcar posição”.

— O isolamento do PT, do tamanho que o partido está, é muito ruim. O PT precisa de tribuna, de espaço e a gente quer recuperar isso — explica um petista que participa da articulação.

Nas conversas realizadas com os principais candidatos, os petistas pediram que não sejam formados blocos para a divisão dos cargos na Mesa, o que permitiria a volta do PT a um cargo de comando na Casa.

Publicidade

O líder eleito da legenda, Carlos Zarattini (SP), disse que somente no dia 17 de janeiro a bancada definirá sua posição. Ele defende a necessidade de se eleger um presidente com capital político suficiente para enfrentar tempestades que passarão pela Casa no próximo ano:

— A situação é diferente da disputa do mandato tampão. A Câmara está sendo violentamente atacada pelo Judiciário e pela mídia com todo tipo de denúncia. Vamos ter problemas enormes com as delações — diz.

Na eleição de Maia, em julho, o PT liberou sua bancada no segundo turno entre o deputado do DEM e Rogério Rosso (PSD). A maioria dos petistas votou em Maia, enquanto uma parte se ausentou do plenário.

tyntVariables = {“ap”:”Leia mais sobre esse assunto em “, “as”: “© 1996 – 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.”}; BRASIL: Na Câmara, PT já negocia espaço na Mesa Diretora e principais comissões

Con Información de OGlobo

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi

Entornointeligente.com

Add comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Follow Me

.