BRASIL: Motivos suficientes - EntornoInteligente

Entornointeligente.com / Jornal do Brasil / Toda negociação pela paz é um assunto infinitamente complexo, e o mero esforço de dar conta de milhares de páginas de relatos assustaria quem se dispõe a enfrentá-lo. Os verdadeiros problemas, em meio aos debates e controvérsias, são os que parecem esquivar-se a formulações explícitas. Como o que ocorre há quatro anos na Síria, com saldo de 200 mil mortes e 2 milhões de refugiados.

Num mundo de políticas de poder, não há dúvida de que a consciência é um grande transtorno. Obama e Putin simplesmente parecem se conformar a uma conflagração que fugiu ao seu controle. Aparentemente conscientes dos fatos objetivos, estão experimentando a urgência de seus pressupostos.

Não há a menor dúvida de que devemos defender de todas as maneiras possíveis os valores políticos, culturais e religiosos sem os quais nossa vida não tem sentido. Esses valores não podem ser defendidos por uma atitude manifestamente passiva perante uma política desprovida de significado.

Não temos os motivos que nos permitiriam construir um mundo pacífico, porque não temos motivos suficientes para coibir nossa própria violência. Gostando ou não, temos de admitir que já estamos vivendo num mundo em que atitudes cristãs são mais e mais relegadas a um segundo plano.

Mesmo quando governantes distorcem desonestamente os fatos e tentam manipular a verdade, ainda têm de tentar justificar seus atos em nome da verdade, porque os fatos objetivos são inescapáveis. Daí porque nossa obrigação é seguir adiante rumo à paz, de todas as formas possíveis.

*Tarcisio Padilha Junior é engenheiro

Con Información de Jornal do Brasil

Entornointeligente.com

Follow Me

.