BRASIL: Kim Yo-jong se destaca pela alta confiança que tem do líder norte-coreano - EntornoInteligente

Entornointeligente.com / OGlobo /

SEUL – À frente da delegação norte-coreana que foi aos Jogos Olímpicos de PyeongChang, na Coreia do Sul, Kim Yo-jong é uma das figuras mais poderosas no círculo político da Coreia do Norte. Com a consolidação de seu irmão Kim Jong-un no poder após a morte do pai, Kim Jong-il, em 2011, ela viu sua influência política crescer com a nomeação para cargos públicos de proeminência. Hoje, aos 30 anos, a “princesa” da Coreia do Norte – apelido que recebeu do pai – se destaca por ser uma das consultoras mais próximas do irmão e ocupar um lugar de poder num país patriarcal, onde são raros os casos de mulheres em cargos de liderança.

Ela e o irmão sempre tiveram uma relação próxima, mas a experiência de morarem juntos na Suíça entre 1996 e 2001 para estudar e o trauma em 2011 da perda do pai, então líder do país, fez com que esse laço se fortalecesse ainda mais. Desde outubro de 2017, Kim Yo-jong é integrante do politburo do Partido dos Trabalhadores da Coreia – a instância máxima de poder no país – e está entre os 20 principais assessores de alta confiança do irmão.

LEIA MAIS: ‘Ofensiva de charme’ de irmã de Kim deixa dúvidas na Coreia do Sul

Análise: Dinastia Kim não perdoa traidores nem desafetos na Coreia do Norte

– O poder de Kim Yo-jong existe por causa de sua proximidade do próprio líder. Ela é a pessoa em que ele confia mais do que qualquer outra no regime – disse à CNN Ken Gause, especialista na liderança norte-coreana.

Kim Yo-jong assumiu o papel exercido antes pela tia, Kim Kyong-hui, e comanda uma equipe que inspeciona lugares antes de visitas oficiais do irmão, assumindo também outros deveres administrativos.

Publicidade

Antes disso, ela já fora nomeada pelo irmão para assumir a vice-diretoria do Departamento de Propaganda e Campanha do partido. Sua principal função é proteger a imagem do ditador, sendo a responsável por suas aparições e manifestações públicas.

Em janeiro de 2017, o Tesouro americano incluiu Kim Yo-jong numa lista de autoridades norte-coreanas sob sanções por “graves abusos contra os direitos humanos”. Com isso, ela é impedida de realizar transações nos EUA e quaisquer bens adquiridos no país seriam congelados.

Relatos indicam que ela é casada com o filho de Choe Ryong-hae, o poderoso secretário do partido.

BRASIL: Kim Yo-jong se destaca pela alta confiança que tem do líder norte-coreano

Con Información de OGlobo

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi

Entornointeligente.com

Add comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Follow Me

.