BRASIL: Artigo: Após o 'apagão', o momento da verdade para Trump e os republicanos - EntornoInteligente

Entornointeligente.com / OGlobo /

Uma vez deixadas para trás as trocas de acusações e as mentiras, não há escapatória de um fato básico sobre a paralisação do governo. O presidente Donald Trump e os republicanos terão que tomar em breve uma decisão: para eles, os dreamers são merecedores de uma vida americana ou são só um grupo marginal que no fim será alvo do sistema imigratório do país?

O “New York Times” relata um notável conjunto de informações que fornecem uma visão para a questão: “Quando Trump refletiu no ano passado sobre proteger imigrantes trazidos aos EUA como crianças ilegais, chamando-os de ‘crianças incríveis’, assessores imploraram que ele parasse de tratá-los com tanta simpatia.”

Veja também Após Senado, Câmara dos EUA aprova acordo para destravar governo Trump consegue alívio apenas temporário com fim do ‘shutdown’ Confiança nas instituições despenca nos EUA, alavancada por polarização Por que motivo assessores do presidente o incentivariam a não tratá-los dessa forma? Os republicanos querem forçar os democratas a aprovarem uma lei de gastos sem contrapartidas para os dreamers , porque os republicanos terão mais força para extrair mais concessões de imigração se a decisão acontecer mais tarde, longe da disputa de financiamento do governo. Os democratas não querem renunciar a essa vantagem: sem o financiamento do governo em jogo, haverá menos concessão para os dreamers .

Publicidade

No meio dessa discussão, há uma polêmica maior — sobre quem são de fato os dreamers . Trump e líderes republicanos repetiram no passado que os dreamers não têm culpa sobre sua situação, e prometeram que eles poderiam continuar fazendo contribuições positivas para o país. Trump e os republicanos, no entanto, têm desviado a verdadeira causa da paralisação dizendo que democratas estão parando o governo para proteger “imigrantes ilegais”. Isso é uma grande mudança na forma de retratar esses jovens imigrantes como nada além de criminosos, o que vai ao encontro da definição de Trump sobre os indocumentados — que, segundo suas mentiras, cometeriam crimes, prejudicariam trabalhadores americanos e promoveriam o terrorismo. É essa a verdadeira visão republicana?

Sem dúvida, os conselheiros de Trump estão claramente desencorajando-o de tratar os dreamers com simpatia. Trata-se, talvez, de poder maximizar o poder de barganha depois: se os dreamers são apenas outra espécie de criminosos, então os democratas devem desistir de muito — cortes na imigração legal e mudanças nas leis de imigração familiar — para obterem sua proteção. Mas ainda continua sem solução se Trump e os republicanos serão capazes de legalizar todos os dreamers , se realmente os veem em termos suficientemente simpáticos. Se não conseguirem o “sim”, se nenhum pacote de concessões for suficiente, será porque tratá-los de maneira diferente de outros imigrantes é algo impossível para eles.

São os dreamers só imigrantes de “países de merda”? Não sabemos o que Trump resolverá, mas essa questão não pode ser adiada para sempre.

BRASIL: Artigo: Após o ‘apagão’, o momento da verdade para Trump e os republicanos

Con Información de OGlobo

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi

Entornointeligente.com

Add comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

.




.

Síguenos en Twitter @entornoi






Sigue a nuestro director Hernán Porras Molina













Follow Me




.