BRASIL: Após queda da Selic, juro ao consumidor tem leve queda - EntornoInteligente

Entornointeligente.com / OGlobo / SÃO PAULO – A taxa de juros média em seis linhas de crédito ao consumidor apresentou uma leve redução em dezembro passado. Levantamento feito pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac) mostra que a taxa de juros média para pessoa física passou de 8,20% ao mês para 8,16%, uma queda de 0,04 ponto percentual. Anualizada, a taxa média chega a 156,33%.

Veja também Com juros em queda, bancos devem começar a cortar taxas Focus: mercado corta mais inflação, para 4,81%, neste ano Movimento no comércio tem queda histórica de 6,6% em 2016, indica Serasa De acordo com Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor de pesquisas econômicas da Anefac, foi a segunda redução de juros nas linhas ao consumidor dos últimos dois anos. Ele avalia que este movimento pode ser atribuído à redução da taxa básica de juros promovida pelo Banco Central em novembro passado. Foi a segunda redução da Selic consecutiva, já que na reunião de outubro isso também havia acontecido. A Selic está atualmente 13,75% ao ano.

— E este movimento deve se repetir, já que existe a expectativa de novas reduções da Selic com menor pressão inflacionária — diz Ribeiro de Oliveira.

Das seis linhas de crédito pesquisadas, quatro tiveram suas taxas reduzidas no mês (juros do comércio (de 5,90% para 5,88%), cartão de crédito rotativo (de 15,43% para 15,33%), empréstimo pessoal em bancos (de 4,62% para 4,58%) e empréstimo pessoal financeiras (de 8,35% para 8,29%).

Apesar das reduções, no cheque especial, os juros foram elevados de 12,56% para 12,58% ao mês, segundo a Anefac. E no crédito direto co consumidor para a compra de veículos a taxa foi mantida em 2,32%.

Mesmo com a redução, os juros no rotativo do cartão continuam sendo os mais altos do mercado. Anualizada, a taxa chega a 453,74%. O cheque especial vem em segundo lugar com taxa anual de 314,51%.

tyntVariables = {“ap”:”Leia mais sobre esse assunto em “, “as”: “© 1996 – 2017. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.”}; BRASIL: Após queda da Selic, juro ao consumidor tem leve queda

Con Información de OGlobo

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi

Entornointeligente.com

Add comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Follow Me

.