Balanço: Ainda falta vacinar 300 mil pessoas da primeira fase » EntornoInteligente

Balanço: Ainda falta vacinar 300 mil pessoas da primeira fase

balanco_ainda_falta_vacinar_300_mil_pessoas_da_primeira_fase.jpg

Entornointeligente.com / Se tudo correr como está previsto, a primeira fase de vacinação deverá terminar no mês de abril,embora umas administrações regionais de saúde (ARS), que têm concelhos mais pequenos e menos populosos, possam terminar mais cedo do que outras.

Ao que o DN apurou quer no norte quer no Alentejo há concelhos que já terminaram a primeira fase e que aguardam já pela segunda, mas nenhuma ARS avançou para essa etapa. De acordo com os dados disponibilizados pela task force para o processo de vacinação contra a covid-19, no dia 28 de março, domingo, ainda faltava vacinar 300 mil pessoas da primeira fase em todo o país. O DN solicitou às ARS a quantidade de pessoas que faltava vacinar por região, mas nenhuma avançou com um número, remetendo a divulgação deste para a task force, que, por sua vez, referiu não ter obtido tais números da parte de cada uma das ARS.

Segundo a task force, liderada agora pelo vice-almirante Gouveia e Melo, dos cerca de 1,2 milhões de utentes abrangidos nos grupos prioritários e incluídos no critério “Salvar Vidas”, definidos na norma n.º 002/2021 da DGS, de 30 de janeiro e atualizada a 10 de março, já tinham sido vacinadas 900 mil pessoas, umas com vacinação completa outras com só com uma dose, faltando 300 mil.

Fechar Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.

Subscrever Na mesma resposta, refere ao DN que “as ARS estão a receber vacinas proporcionalmente à densidade populacional das respetivas regiões, estimando-se que a fase 1 termine durante abril, iniciando-se imediatamente a fase 2. Caso exista uma ARS que termine a fase 1 com alguns dias de antecedência e exista disponibilidade de vacinas, inicia-se imediatamente a fase 2”.

As ARS indicam que vão seguir a calendarização da task force, dando a entender que a segunda fase avançará para todas ao mesmo tempo. A ARS Norte respondeu ao DN que “nesta região de saúde estão criadas todas as condições para cumprir a calendarização definida para esta fase da vacinação, a qual prevê venha a ser concluída no decurso do próximo mês”.

De Lisboa e vale do Tejo a resposta não é diferente: “Esta primeira fase está a decorrer dentro do expectável, a bom ritmo e de acordo com a calendarização definida pela task force. Prevê-se que possa estar concluída dentro em breve, durante o mês de abril.”

Do Alentejo chegou a seguinte resposta: “Conforme decorra a vacinação nos próximos dias, poder-se-á iniciar a segunda fase no final da primeira ou segunda semana de abril.”

Do Algarve veio também a resposta que “a primeira fase do processo de vacinação está a decorrer normalmente, em articulação com a coordenação da task force, e de acordo com o definido no âmbito do plano nacional de vacinação contra a covid-19, estimando-se a sua conclusão durante o mês de abril”.

O DN tinha solicitado às cinco administrações regionais que indicassem o número de utentes da primeira fase ainda por vacinar, se já tinham algum concelho a iniciar a segunda fase, uma vez que municípios menos populosos já terminaram a primeira fase, ou se iriam optar por todos os concelhos terminarem a vacinação ou até só avançar quando todas as outras o fizessem. As respostas remeteram-se à calendarização definida pela task force.

Quanto ao número de pessoas que até agora já tinham rejeitado a vacinação, a maioria das ARS não respondeu – apenas a do Alentejo referiu ser residual. Mas a task force, que salvaguardou ao DN que, embora não seja um objetivo seu “controlar esta evidência, a perceção que existe, face aos dados disponíveis, é de um valor residual, da ordem dos 2%”.

Quanto à questão dos recursos humanos necessários para levar em frente as próximas fases da vacinação em massa – tendo em conta que faltam 2500 enfermeiros, 400 médicos, 2300 auxiliares, 5200 no total – a task force referiu ao DN que “o processo de recrutamento se encontra a decorrer em articulação entre Ministério da Saúde, task force, ARS e autarquias, estimando-se que termine durante do segundo trimestre”.

LINK ORIGINAL: Diario Noticias

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon

www.smart-reputation.com
Smart Reputation

Noticias de Boxeo

Boxeo Plus
Boxeo Plus
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Adscoins

Smart Reputation

Smart Reputation