Após 35 anos de proibição, Arábia Saudita escolhe filmes de animação para primeira exibição - EntornoInteligente

Entornointeligente.com / OGlobo /

RIO — Quebrando uma proibição que durou 35 anos, a Arábia Saudita escolheu as animações infantis para as primeiras exibições públicas de filmes no país após a longa censura. O governo havia anunciado em dezembro do ano passado que iria acabar com o veto . Os filmes foram exibidos de forma improvisada em teatros, devido a extinção das salas de cinema.

Cinema improvisado em um centro cultural na cidade de Jidá – STRINGER / REUTERS

No entanto, de todas produções feitas nas mais de três décadas de embargo, os árabes escolheram para a estreia o longa “Emoji: o filme”, que possui apenas 9% de críticas positivas no site de avaliações “Rotten tomatoes”. Já a outra opção pode ter agradado mais a primeira experiência dos sauditas: “As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme”, que possui 86% de avaliações positivas.

Publicidade

Segundo noticiou a “Reuters”, os primeiros cinemas de fato poderão ser abertos a partir de março. A abertura do ultra-conservador país islâmico é parte de uma campanha de reforma liberalizadora que já abriu a porta para concertos musicais, shows de comédia e carteira de motorista para mulheres no ano passado

Crianças sauditas assistem pela primeira vez um filme no cinema – STRINGER / REUTERS As salas de exibição foram banidas no início da década de 1980, sob pressão dos líderes islâmicos que, baseados numa interpretação fundamentalista do islã, desaprovavam entretenimento público, e a mistura entre homens e mulheres no espaço público.

As reformas conduzidas pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, de 32 anos, vem afrouchando algumas dessas restrições. Movimentando a economia interna através do entretenimento, o país tenta diminuir sua dependência do petróleo.

Após 35 anos de proibição, Arábia Saudita escolhe filmes de animação para primeira exibição

Con Información de OGlobo

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi

Entornointeligente.com

Add comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Follow Me

.