Variante Ómicron foi detectada na Europa há quase duas semanas

variante_omicron_foi_detectada_na_europa_ha_quase_duas_semanas.jpg

Entornointeligente.com / As autoridades de Saúde neerlandesas revelaram, nesta terça-feira, que a variante Ómicron já estava, afinal, presente no país há mais tempo, ainda antes de ter sido declarada “variante preocupante”, na semana passada.

A primeira amostra com a nova variante foi recolhida a 19 de Novembro e as autoridades acreditam que a Ómicron já está disseminada na comunidade, segundo o Instituto Nacional de Saúde Pública, citado pela ANP. 

“Encontrámos a variante Ómicron em duas amostras recolhidas a 19 de Novembro e no dia 23. Não é claro se estas pessoas visitaram o Sul de África”, adiantou o instituto neerlandês. 

Ou seja, estes casos são anteriores ao anúncio das autoridades de saúde sul-africanas, que a 25 de Novembro alertaram o mundo para uma nova variante, que um dia depois viria a ser declarada “preocupante” pela Organização Mundial de Saúde, sendo baptizada de Ómicron. 

No dia seguinte, os Países Baixos identificaram 14 casos da nova variante, em passageiros chegados da África do Sul. Em Portugal, foram entretanto identificados 13 casos , todos ligados ao Belenenses SAD. Ao todo, na Europa, já foram registados  mais de quatro dezenas , e o número continua a aumentar . 

Nos Países Baixos, estão agora a fazer sequenciação genética de amostras mais antigas para melhor perceber a emergência da variante Ómicron no país.

LINK ORIGINAL: Publico

Entornointeligente.com

Smart Reputation