Mulheres arrebatam os prémios no Festival de Cinema de San Sebastian

mulheres_arrebatam_os_premios_no_festival_de_cinema_de_san_sebastian.jpg

Entornointeligente.com / As mulheres foram as grandes vencedoras da noite de encerramento do Festival de Cinema de San Sebastian, que no sábado premiou ex-aequo as actrizes Jessica Chastain, estrela de Hollywood, e Flora Ofelia Hofmann Lindahl, uma dinamarquesa de 16 anos, com o prémio de melhor actuação em todo o festival. O filme romeno Crai nou – Blue Moon, realizado por Alina Grigore, recebeu a Concha de Ouro de melhor filme na 69.ª edição do maior festival de cinema espanhol e a realizadora Tea Lindeburg foi premiada com a Concha de Prata pela direcção de Du som er i himlen – As in Heaven.

Este ano,o festival inaugurou uma nova categoria, a de actuação sem distinguir género, de um protagonista. Jessica Chastain, estrela de The Eyes of Tammy Faye e Hofmann Lindah, por Du som er i himlen – As in Heaven , foram as premiadas. “Que entusiasmante que este ano celebre duas actuações de mulheres, é atordoador”, disse Chastain.

Em The Eyes of Tammy Faye , a actriz nomeada para dois Óscares conta a história da ascensão e queda da famosa teleevangelista americana Tammy Faye Bakker – um papel que já começou a gerar conversas sobre uma possível nomeação para os Óscares para a actriz, profundamente transformada.

Tea Lindeburg recebeu a Concha de Prata de melhor realização por As in Heaven , um olhar inclemente sobre a maternidade no século XIX contada por uma adolescente. Já Blue Moon é a primeira longa da actriz romena Alina Grigore, que segue uma jovem que tenta fugir da sua casa no meio rural onde é vítima de abusos.

Entre os vencedores da noite estão a directora de fotografia Claire Mathon, premiada pelo thriller francês Enquête sur un scandale d’état e a realizadora franco-bósnia Lucile Hadzihalilovic recebeu o prémio especial do festival pelo seu filme Earwig . Tatiana Huezo venceu ainda o prémio de melhor filme latino-americano por Noche de fuego.

Celine Sciamma recebeu o prémio máximo do público por Petite Maman e Ouistreham , de Emmanuel Carrere e com Juliette Binoche, recebeu o prémio do público para melhor filme europeu.

O único vencedor masculino nas categorias individuais foi o realizador britânico Terence Davies, premiado pelo seu guião de Benediction , um biopic sobre o poeta e militar Siegfried Sassoon.

LINK ORIGINAL: Publico

Entornointeligente.com

Smart Reputation

Boxeo Plus
Boxeo Plus

Smart Reputation

Más en EntornoInteligente.com