25 Abril: Rio falará pelo PSD, PS escolhe deputado e cientista Alexandre Quintanilha » EntornoInteligente

25 Abril: Rio falará pelo PSD, PS escolhe deputado e cientista Alexandre Quintanilha

25_abril_rio_falara_pelo_psd_2C_ps_escolhe_deputado_e_cientista_alexandre_quintanilha.jpg

Entornointeligente.com / O presidente do PSD, Rui Rio, voltará a discursar na sessão solene do 25 de Abril, tal como em 2020, enquanto as restantes bancadas parlamentares apostam em protagonistas diferentes da cerimónia do ano passado.

O PS escolheu o deputado doutorado em Física Alexandre Quintanilha, por considerar que a ciência está no centro do combate à pandemia de covid-19, que pelo segundo ano consecutivo vai impor restrições no número de deputados e convidados na cerimónia de domingo.

Pelo BE falará a deputada Beatriz Gomes Dias (também candidata do partido à Câmara de Lisboa), pelo PCP Alma Rivera e pelo CDS-PP Pedro Morais Soares (que substituiu recentemente João Gonçalves Pereira no parlamento).

Fechar Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.

Subscrever Caberá a André Silva fazer a intervenção pelo PAN – numa ‘despedida’ das sessões solenes, já que abandonará a liderança do partido e o parlamento em junho – e a Mariana Silva falar em nome do Partido Ecologista “Os Verdes”.

Na condição de partidos com um único deputado, Chega e Iniciativa Liberal repetirão, obviamente, os protagonistas da sessão solene do ano passado: os presidentes dos partidos, André Ventura e João Cotrim Figueiredo, respetivamente.

A Lusa questionou os vários partidos sobre o tema central da intervenção que farão no domingo, mas apenas João Cotrim Figueiredo adiantou que falará sobre “os donos da liberdade”, numa alusão à polémica que está a envolver o desfile do 25 de Abril, que regressa este ano à Avenida da Liberdade, em Lisboa, depois de no ano passado ter sido cancelado devido à pandemia.

A Iniciativa Liberal e o Volt anunciaram esta semana que lhes foi negada a participação, com a comissão promotora das comemorações populares a responder que, devido às restrições sanitárias, o desfile teria participação reduzida aos partidos e organizações que integram a comissão e alertou que apenas quem for convidado o pode integrar.

No ano passado, além de Rui Rio pelo PSD, discursou pelo PS a líder parlamentar Ana Catarina Mendes, pelo BE Moisés Ferreira, pelo PCP o secretário-geral Jerónimo de Sousa, e pelo CDS-PP o presidente da bancada Telmo Correia.

Pelo Partido Ecologista “os Verdes” falou em 2020 o líder parlamentar, José Luís Ferreira, e pelo PAN a presidente da bancada, Inês Sousa Real.

No domingo, pelas 10:00, caberá como habitualmente ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, fazer a primeira intervenção, seguindo-se os partidos, por ordem crescente de representatividade: os deputados únicos representantes de partido da Iniciativa Liberal e do Chega poderão discursar durante três minutos, enquanto Verdes, PAN, CDS-PP, PCP, BE, PSD e PS terão o dobro do tempo, seis minutos.

As deputadas não inscritas, Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues, voltarão a não poder intervir na sessão solene, com a antiga parlamentar do PAN a prometer levar uma camisola com uma mensagem de protesto.

Como sempre, caberá ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o último discurso da sessão solene do 25 de Abril.

LINK ORIGINAL: Diario Noticias

Entornointeligente.com

URGENTE: Conoce aquí los Juguetes más vendidos de Amazon www.smart-reputation.com

Cafecito Informativo

Smart Reputation

Noticias de Boxeo

Boxeo Plus
Boxeo Plus
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation
Repara tu reputación en Twitter con Smart Reputation

Adscoins

Smart Reputation

Smart Reputation