Empobrecimento ilícito

empobrecimento_ilicito.png

Entornointeligente.com / Muito se tem discutido, e bem, o combate ao enriquecimento ilícito. É preciso legislar, fazer cumprir a lei, continuar sempre vigilante. José Sócrates e a Operação Marquês tiveram o mérito de trazer para cima da mesa este tema e torná-lo relevante na agenda da justiça e da política portuguesa. O Presidente da República deu o pontapé de saída para o debate, mas a centralidade do assunto foi, curiosamente, trazida por Sócrates.

Os partidos tomaram posição sobre o tema, entre os quais se destacaram o PCP e o BE. Já o PSD, de Rui Rio, parece andar a reboque da atualidade e dos restantes movimentos políticos. O partido laranja continua a revelar uma espécie de crise de identidade e o atraso com que, tantas vezes, se pronuncia perante grandes temas fazem que os portugueses, e até alguns membros do próprio partido, se questionem se o PSD continua a ser a maior força da oposição.

Neste momento, já há uma maioria para legislar no parlamento sobre o enriquecimento ilícito. António Costa, primeiro-ministro, diz-se alinhado com a proposta enviada pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses à Assembleia da República. Falta ainda é o consenso. O que está em causa é a criminalização desta prática. Este tema, umbilicalmente ligado à corrupção, corrói as sociedades, as instituições, os países. E quanto mais tarde se atuar, mais cedo os cidadãos perdem a confiança no sistema.

Fechar Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.

Subscrever Se o enriquecimento ilícito preocupa os portugueses, julgo que o empobrecimento ilícito preocupa ainda mais. A pandemia está a fazer vítimas económicas e sociais e é sobre esta realidade dramática, que afeta tantos milhares de concidadãos, que é preciso focar, ajudar, contribuir para minorar o impacto dos efeitos da covid-19. Não sei se no final de tudo isto sairemos mais fortes – como sempre quis acreditar -, mas sei que teremos aprendido várias lições sobre a nossa capacidade intrínseca e extrínseca de motivação, de resiliência e a nossa aptidão (quase infindável) de continuar a resistir.

LINK ORIGINAL: Diario Noticias

Entornointeligente.com

Boxeo Plus
Boxeo Plus

Smart Reputation