Previsão de neve segue em SC nesta quarta-feira e pode ocorrer em outras regiões do estado

previsao_de_neve_segue_em_sc_nesta_quarta_feira_e_pode_ocorrer_em_outras_regioes_do_estado.jpg
Entornointeligente.com /

fique por dentro

Eleições Onda de frio Paulo Cupertino preso Série Musas dos anos 90 Otan Previsão de neve segue em SC nesta quarta-feira e pode ocorrer em outras regiões do estado Além da Serra, partes mais altas do Oeste e Norte também podem registrar fenômeno, segundo Epagri/Ciram. Na terça, flocos foram vistos pela manhã e à noite. Por Joana Caldas, g1 SC

18/05/2022 03h30 Atualizado 18/05/2022

Neve e vento em frente ao posto da PMRv em Bom Jardim da Serra na noite de terça-feira

A previsão de neve continua para Santa Catarina , segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado. Nesta quarta-feira (18), o fenômeno pode voltar a ocorrer não somente na Serra, mas também nas partes mais altas do Oeste e Norte catarinenses .

Na terça (17), a neve foi vista duas vezes em Santa Catarina , pela manhã e à noite. O fenômeno ocorreu na Serra.

Neve em São Joaquim na noite de terça-feira (17)

Pelo menos seis cidades catarinenses tiveram o registro de neve na terça: Lages , São Joaquim , Bom Jardim da Serra , Urubici , Urupema e Rio Rufino . Há condições para que o fenômeno se repita até quinta (19) .

1 de 1 Neve cobre carro em São Joaquim na noite desta terça-feira (17) — Foto: Dionata Costa/Arquivo pessoal Neve cobre carro em São Joaquim na noite desta terça-feira (17) — Foto: Dionata Costa/Arquivo pessoal

A massa de ar frio com origem polar que chegou a Santa Catarina na segunda (16) derrubou as temperaturas no estado. Além das baixas temperaturas, próximas de 0°C, para ocorrer a neve é preciso alta umidade do ar.

Na madrugada de quinta, a possibilidade vale para a Serra , segundo o órgão.

Por causa do frio, Bom Jardim da Serra , São Joaquim e Urupema cancelaram as aulas escolares nesta quarta.

Tempestade

Além do frio, Santa Catarina também enfrenta outro fenômeno no tempo. A tempestade subtropical Yakecan atinge o estado ao longo desta terça. Ela pode provocar rajadas de vento de até 100 km/h em cidades da Serra e litoral. De acordo com o aviso da Epagri/Ciram, divulgado pela manhã, o vento, associado às temperaturas baixas, deixa a sensação de frio ainda maior.

LEIA TAMBÉM:

Neve é registrada em pelo menos seis cidades de SC nesta terça Cidades de SC cancelam aulas escolares por causa do frio Tempestade Yakecan pode provocar rajadas vento

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o risco é moderado a muito alto para ocorrências associadas aos ventos.

Até 16h desta terça, a maior velocidade de vento registrada no estado foi em Siderópolis, no Sul, com 88,4 km/h. Em Urupema , chegou a 75,3 km/h. Na Grande Florianópolis, o destaque foi Rancho Queimado, com 64,5 km/h.

VÍDEOS: Previsão do tempo em SC

200 vídeos Veja mais notícias do estado no g1 SC

LINK ORIGINAL: G1 Globo

Entornointeligente.com