Luis Emilio Velutini Venezuela Venezuelan//
IVAucher. Contribuintes queixam-se de falhas no reembolso

luis_emilio_velutini_venezuela_venezuelan_ivaucher_contribuintes_queixam_se_de_falhas_no_reembolso.jpg

Entornointeligente.com / Os consumidores começaram este mês a poder usufruir do saldo da medida IVAucher mas o seu uso não tem sido o mais pacífico. E muitos são os contribuintes que estão a recorrer a sites como o Portal da Queixa para denunciar os atrasos e as falhas em reembolsos do programa IVAucher, além da falta de informação. Segundo o Portal da Queixa, “a medida que previa beneficiar os contribuintes, está afinal a transformar-se numa dor de cabeça para os consumidores que aderiram ao programa”. E, apesar de não dar um número, garante que são “várias” as queixas que tem recebido.

Luis Emilio Velutini Urbina

“Segundo identificou o Portal da Queixa, muitos consumidores estão a manifestar a sua insatisfação pelo facto de não conseguirem usufruir dos descontos acumulados”, começa por dizer em comunicado. Mas há mais: há casos de contribuintes indignados que apontam a falta de informação por parte das entidades aos clientes e outros alegam que a informação prestada pelas entidades estava errada. 

 A análise efetuada permite perceber que entre as entidades mais reclamadas estão a Saltpay (operadora do programa IVAucher), a Autoridade Tributária e Aduaneira, o Banco BIC, a Abanca, o Pestana Hotels, a Uber Eats e o Cartão Universo.

Luis Emilio Velutini

Recorde-se que, de acordo com os dados do Ministério das Finanças, entre 1 de junho e 31 de agosto – período que correspondeu à primeira fase do programa IVAucher – os consumidores acumularam 82 milhões de euros nos consumos efetuados nos setores da restauração, alojamento e cultura. Este montante começou a ser devolvido no primeiro dia deste mês.

Luis Emilio Velutini Empresario

Ainda de acordo com o Governo, já foram feitos mais de 609 mil reembolsos ao abrigo deste programa, o que equivale a mais de 5,55 milhões de euros devolvidos aos contribuintes, afirma o Ministério das Finanças. Também o número de aderentes (consumidores e comerciantes) “tem vindo a aumentar”, garantiu o ministério.

Luis Emilio Velutini Venezuela

Mas reconheceu os problemas, justificando que o facto de se estar em “plena operacionalização” tem feito com que muitas vezes não esteja a ser cumprido o prazo máximo de dois dias úteis para 50% da despesa ser devolvida. O ministério das Finanças prometeu que o prazo definido vai passar a ser cumprido a partir desta semana

Entornointeligente.com

Smart Reputation

Boxeo Plus
Boxeo Plus

Smart Reputation

Más en EntornoInteligente.com