Portalegre. A cidade que a todos acolhe calorosamente

portalegre_a_cidade_que_a_todos_acolhe_calorosamente.png

Entornointeligente.com / Enquadrada pelo magnífico Parque Natural da Serra de São Mamede e situada entre a planície e a montanha, Portalegre revela-se como uma cidade de beleza única e crepuscular, “cercada de serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros”.

A sua riqueza cultural, paisagística e gastronómica, aliada à vasta oferta de unidades de Turismo Rural e Urbano, torna Portalegre num local especial para visitar, passear e desfrutar plenamente, com os cinco sentidos.

A gastronomia é, a par das paisagens ímpares, única, saborosa e com um caráter milenar: os seus pratos especiais, como a sopa de tomate, a sopa de batata, a alhada de cação, o sarapatel, a sopa de cachola, as migas variadas com carne de porco frita, e muitos outros; os seus vinhos, diversos e com o sabor resultante das castas que crescem e desabrocham no nosso terroir muito especial; os azeites e outros produtos tradicionais e certificados, de excecional qualidade, tais como os queijos e os muitos enchidos; a saborosa doçaria conventual – a Lampreia, o Queijo Dourado, os Fartes, os Rebuçados de Ovos, o Manjar Branco, o Toucinho-do-Céu – e ainda as tradicionais Amêndoas de Portalegre, os Bolos Fintos, as Boleimas.

A nível cultural, destaca-se o Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre (com uma das melhores e mais vastas programações do interior do nosso País), e vários eventos na nossa região, fruto de muito trabalho e dedicação: o Festival de Jazz, a Feira da Doçaria Conventual e Tradicional, as Festas da Cidade, a tradicional Feira das Cebolas ou a Feira de Vinho de Portalegre.

No desporto, Portalegre afirma-se como a Capital do Desporto Aventura, com condições naturais perfeitas para a prática de diversas modalidades, incluindo percursos pedestres e cicláveis na Serra de São Mamede. Provas como o BTT, a Baja Portalegre 500, o Ultra Trail de São Mamede e o Trilho dos Reis trazem a Portalegre atletas provenientes de todo o mundo.

A cidade tem um património arquitetónico e histórico assinalável, com diversos locais para visita e passeio: as ruas do Centro Histórico, as Portas da Cidade, a Catedral (e o seu conjunto de pintura maneirista, que é um dos melhores conjuntos do País), a Igreja de Santo António, projetada por Carrilho da Graça, o Castelo, o Mosteiro de São Bernardo, da Ordem de Cister, com o sumptuoso túmulo do seu fundador, a Praça da República, os muitos conventos, igrejas e a sua arte sacra, os palacetes e casas brasonadas, entre muitos outros locais, onde se pressente a história secular da nossa cidade, a nossa alma e as nossas gentes, que são, sem dúvida, o nosso principal ativo, com a sua genuinidade e o seu gosto em acolher!

A cidade de Portalegre é também pioneira na criação de audioguias turísticos, elaborados com o objetivo de dar a conhecer o nosso território de forma mais interativa e inclusiva, que podem ser consultados, gratuitamente, na aplicação izi.travel, em https://izi.travel/pt/845f-camara-municipal-de-portalegre/pt .

Em termos museológicos destacamos o Museu Municipal (que comemorou 120 anos em 2021); o Núcleo Museológico Emílio Relvas, dedicado ao Artesanato; a Casa-Museu José Régio (que em 2019 começou a evocar o cinquentenário da morte do poeta), com o espólio único e pessoal deste grande escritor, e as suas coleções de arte sacra e artes decorativas; e o Museu da Tapeçaria de Portalegre-Guy Fino, um verdadeiro ex-líbris da cidade, com as tapeçarias conhecidas em todo o mundo pela sua técnica e beleza ímpares.

São muitos e variados os motivos para visitar Portalegre! A cidade acolhe de forma calorosa todos os que, de uma forma tranquila, pausada e relaxada, queiram vivenciar o que este concelho tem para oferecer.

Sintam-se todos bem-vindos!!!

Presidente da Câmara Municipal de Portalegre

LINK ORIGINAL: Diario Noticias

Entornointeligente.com

Smart Reputation