Quarta-feira, 24 de janeiro - EntornoInteligente

G1 Globo / O futuro político do ex-presidente Lula começa a ser traçado hoje em Porto Alegre. O TRF-4 julga recurso do petista contra a sentença de 9 anos e meio de prisão do juiz Sérgio Moro no caso triplex. Atiradores de elite, 150 câmeras de segurança, bloqueio aéreo e isolamento da área do tribunal vão garantir a segurança da audiência. Ontem, apoiadores de Lula e manifestantes favoráveis à sua condenação saíram às ruas em várias cidades do país. O G1 transmite a sessão, prevista para começar às 8h30. O resultado do julgamento terá impacto direto nas eleições presidenciais. Se absolvido, Lula estará livre para se candidatar. Se condenado, o ex-presidente ficará sujeito à Lei da Ficha Limpa, mas ainda pode disputar o Planalto por meio de recursos.

Julgamento de Lula

Três desembargadores vão julgar a apelação de Lula . O ex-presidente foi denunciado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva por supostamente ter recebido propina da empreiteira OAS por meio de um triplex em Guarujá. Tanto o petista quanto o Ministério Público Federal recorreram da sentença: a defesa pede a absolvição de Lula, e o MPF solicita o aumento da pena.

Relembre o que diz a sentença de Moro e os argumentos de Lula Quem são os juízes que decidirão o futuro de Lula TRF-4 tem histórico de aumentar penas aplicadas por Moro na Lava Jato

Discurso na véspera

Lula esteve ontem em Porto Alegre onde discursou para uma multidão de apoiadores. O ex-presidente afirmou que já teve a inocência provada pelos advogados no caso triplex e acrescentou: “Duvido que neste país tenha um magistrado mais honesto do que eu. Por isso tenho a tranquilidade dos inocentes”.

Lula e Dilma participam de manifestação na Esquina Democrática, em Porto Alegre (Foto: Roberto Vinícius/Estadão Conteúdo)

Manifestações pelo país

Outras cidades tiveram manifestações pedindo a manutenção da condenação de Lula. Em Guarujá, um grupo estendeu faixas em frente ao triplex atribuído a Lula. Já em São Paulo, manifestantes pró e contra o ex-presidente fizeram vigílias em trechos diferentes da Avenida Paulista.

Manifestantes fazem ato contra Lula na Avenida Paulista (Foto: Leonardo Benassatto/Reuters)

Passo a passo do julgamento

A sessão no TRF-4 está marcada para começar às 8h30 de hoje e será transmitida ao vivo pelo G1 . O julgamento será iniciado com a leitura de um resumo do processo, seguido pela fala do promotor e dos advogados. Depois votam o relator e os outros dois desembargadores. Veja em detalhes todas as etapas .

Veja como será o rito de julgamento da sessão desta quarta-feira (24)

Prisão ou inelegibilidade?

O que acontece se Lula for absolvido? Em caso de condenação o ex-presidente será preso ou poderá recorrer em liberdade? O petista ficará inelegível? Entenda todos os cenários possíveis para o julgamento desta quarta.

Perguntas e respostas: o julgamento pode ser adiado?

Temer em Davos

O presidente Temer chegou ontem a Zurique e segue hoje para Davos para participar do Fórum Econômico Mundial. Ele discursará no evento e responderá a perguntas sobre a conjuntura política e econômica brasileira. “Apresentarei […] a agenda de reformas que está devolvendo o rumo ao Brasil e virando a página da crise econômica”, afirmou Temer pelo Twitter.

Na abertura de Davos, premiê indiano diz que ‘globalização está perdendo seu brilho’

Temer discursa no Fórum Econômico Mundial nesta quarta-feira (24)

Nota de corte do Sisu

Será divulgada hoje a nota de corte provisória do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No 1º dia, mais de um milhão de candidatos se inscreveram para vagas em instituições públicas. O curso mais concorrido era o de audiovisual, com 67,54 candidatos por vaga.

Sisu 2018: Veja lista com os 15 cursos mais concorridos no 1º dia de inscrições

Presidentes das montadoras

O G1 publica nesta semana uma série de entrevistas com os presidentes das maiores montadoras de veículos do país. Hoje, é a vez do presidente da Fiat.

Mega-Sena

A Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 20 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) em Concórdia (SC). As apostas podem ser feitas até as 19h.

PIS/Pasep

Os beneficiários do Fundo PIS/Pasep com idade a partir de 60 anos e que não possuem conta em banco poderão retirar o dinheiro a partir de hoje . Os saques devem injetar cerca de R$ 23,6 bilhões na economia.

Futebol

Campeonato Carioca

17h – Cabofriense x Vasco 19h30 – Flamengo x Bangu 21h45 – Fluminense x Portuguesa-RJ

Campeonato Paulista

19h30 – Corinthians x Ferroviária 21h45 – Mirassol x São Paulo

Campeonato Gaúcho

19h30 – Avenida x Grêmio 21h45 – Caxias x Internacional

Campeonato Paranaense

20h – Paraná x Atlético-PR

Campeonato Mineiro

21h45 Cruzeiro x Uberlândia

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para a quarta-feira (24) em todo país

Quarta será de calor e chuva no Sudeste e de temporais no Sul

Curtas e rápidas

Mais de 2 milhões de veículos devem pegar estrada no aniversário de SP CARNAVAL: Musa do Toco Xona quer mostrar que título de ‘musa’ vai além do sentido estético Os números do Oscar 2018: 5ª mulher e 5º negro indicados a melhor diretor, 21 vezes Meryl Streep e outras cifras ‘The Post – A guerra secreta’ é tenso e oportuno, mas não é o melhor de Spielberg, Tom Hanks e Meryl Streep; G1 já viu 4 empresas reúnem cerca de 1,2 mil vagas de emprego em diversas áreas Lacraia é capaz de caçar camundongo 15 vezes mais pesado que ela; veja vídeo

Quarta-feira, 24 de janeiro

Con Información de G1 Globo

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi

Add comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *