PORTUGAL: Vinhos do Pico duplicaram de preço em cinco anos - EntornoInteligente

Diario Noticias / “Neste momento, a grande aposta são os vinhos brancos. Nos últimos cinco anos, mais do que duplicamos o preço dos vinhos. Ou seja, uma garrafa de vinho saía do produtor a pouco mais de três euros e, agora, atinge seis euros, e algumas até sete euros”, disse Daniel Rosa.

O dirigente da ACIIP exemplificou que foi desenvolvido, no ano passado, um trabalho com o enólogo António Maçanita, da empresa Fita Preta Vinhos, que produziu um vinho que está ser comercializado a 60 euros, por garrafa, em restaurantes europeus com estrelas Michelin.

O empresário explicou que o papel da Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico (ACIIP) tem vindo a desenvolver é de promoção dos vinhos da “ilha montanha” dos Açores no mercado nacional, realizando mostras e associando-os à gastronomia, através de uma parceria com a Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada.

Daniel Rosa frisou que o objetivo é a “valorização dos vinhos”, que são produzidos numa zona classificada há dez anos como património da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

“Estivemos em Lisboa, há bastante pouco tempo, numa prova cega em que estiveram presentes dos melhores enólogos e críticos de vinhos do país, e os nossos produtos saíram-se muito bem”, revelou.

Con Información de Diario Noticias