BRASIL: Rio teve mais de sete mil raios em quatro horas durante temporal - EntornoInteligente

OGlobo /

RIO — A tempestade que castigou o Rio provocou a incidência de 7.096 raios apenas entre as 22h desta quarta-feira e as 2h desta quinta, na Região Metropolitana. Foram 4.089 raios apenas na capital do estado, de acordo com o Instituto Climatempo. O volume de chuva e a força dos ventos também foram impresisonantes. Em apenas uma hora, choveu na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, mais do que era esperado para todo o mês de fevereiro.

LEIA MAIS: Temporal mata três no Rio e gera caos em vias expressas, trens e BRT

Caos revela demora de atuação da Prefeitura na Avenida Brasil e na Ciclovia Tim Maia

Rio tem 82 quilômetros de engarrafamentos após temporal

Durante a tempestade, moradores relataram nas redes sociais o quanto ficaram assustados com a quantidade de raios. “Nunca vi tantos raios seguidos como está acontecendo agora aqui no Rio há mais de 20 minutos. Parece um estroboscópio que pisca sem parar. Que Deus nos proteja!”, disse uma usuária do Facebook. “Nunca vi tantos raios aqui no Rio. Parecia o inicio do filme Guerra dos Mundos”, afirmou outro internauta.

Veja também Enquanto o Rio sofre as consequências da chuva, Crivella diz que ‘acompanha a situação’ da Europa Rio tem 50 quilômetros de engarrafamentos após temporal Chuva provoca queda de dirigível na Vila Militar interrompe serviço do ramal Santa Cruz dos trens Agentes da Prefeitura atuam em pelo menos 17 ocorrências após chuvas Segundo o Alerta Rio, o maior volume de chuva foi observado na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, onde foram registrados 134 milímetros entre 5h desta quinta e 5h desta quarta.

— Em apenas o período de uma hora, choveu 123 milímetros na Barra da Tijuca. Isso é mais do que o normal para o mês de fevereiro no bairro — disse o meteorologista Bruno Maon, do Instituto Climatempo.

No entanto, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram registrados 149 milímetros no Alto da Boa Vista, o que configuraria o maior número. Quanto a outros municípios, o Cemaden informou o registro de 145 milímetros em Angra dos Reis.

Outros registros de chuva de alto volume na cidade do Rio foram observados em Jacarepaguá (129 mm), Piedade (114 mm) e Recreio (113 mm), conforme dados do Alerta Rio.

O Instituto Climatempo afirmou que houve fortes rajadas de vento durante o temporal. Na base aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, foram computadas em 92,6 quilômetros por hora à meia noite desta quinta-feira, 73 quilômetros por hora na Vila Militar e 70 quilômetros por hora em Jacarepaguá, ambos também na Zona Oeste.

A previsão para esta quarta-feira indica chuva de intensidade fraca a moderada, disse Maon.

Publicidade

— Hoje não deve chover tanto quanto ontem, mas ainda tem risco de chuva. O solo ainda está bastante encharcado e qualquer chuva, por mais leve que seja, já é o suficiente para provocar o caos — afirmou o meteorologista.

VEJA AINDA :

Bairros das zonas Norte e Oeste do Rio têm trechos sem energia elétrica

BRASIL: Rio teve mais de sete mil raios em quatro horas durante temporal

Con Información de OGlobo

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi

Entornointeligente.com




Instagram

Username or hashtag @entornointeligente is incorrect.